Tecnologias de Informação e Comunicações

31 outubro 2006

Notas Soltas - Quem quer ajuda?

ASSOFT ajuda mais de 1.300 empresas no licenciamento de software

A Associação Portuguesa de Software-ASSOFT já ajudou mais de 1.300 empresas no licenciamento de software, desde o começo deste mês de Outubro, auxílio que surge na consequência da campanha publicitária contra a «pirataria informática», recentemente lançada pela entidade.

"A maior parte dos contactos assim gerados teve como objectivo esclarecer questões relacionadas com a legalidade do software instalado nas empresas e ainda sobre os mecanismos necessários para a sua legalização", refere a associação em comunicado.

Para Manuel Cerqueira, presidente da ASSOFT, "esta avalanche de pedidos é um sinal positivo da eficácia da nossa campanha e da sensibilização da classe empresarial para o problema da pirataria informática. Pelo volume dos contactos que já recebemos, estamos certos que esta campanha é um sucesso e que tem conseguido atingir os objectivos de prevenção e pedagogia que traçamos".

Alguns contactos questionaram ainda as consequências legais e práticas para as empresas e para os seus gestores da utilização de software «pirata» e formas de evitar a aquisição de material não licenciado, em futuras compras de software.

Fonte: Jornal de Negócios

30 outubro 2006

Links para 30-10-2006

Taskbar Shuffle 2

Desde que comecei a usar o Opera como web browser e me habituei à organização manual das "tabs" com as páginas abertas com um simples arrastar que fique viciado, quando comecei a ponderar a mudança para o Firefox só o fiz quando encontrei uma extensão que me permitisse também rearranjar a ordem das "tabs". Agora o Firefox já vem com essa capacidade de origem sem necessidade de extensões.

Tendo-me habituado a essa capacidade nos web browsers comecei a sentir a sua falta na Taskbar do Windows, quando as janelas abertas se acumulam pode tornar-se bastante complicado voltar a diferencia-las e encontrar-las. Criei o habito de, de manhã quando chego ao trabalho, abrir as aplicações por uma ordem predefinida para controlar o seu posicionamento na taskbar.

Finalmente, há dias, encontrei o Taskbar Shuffle 2.0 que, para alem de permitir o rearranjar da posição das aplicações na taskbar do Windows, também possibilita a alteração o comportamento do agrupamento automático das janelas relacionadas. Permite que as janelas relacionadas sejam agrupadas mas inibe o seu colapso num só botão quando a taskbar começa a ficar sobrelotada.

Um verdadeiro achado para quem tem sempre um monte de janelas abertas.

Já agora, há alguém que saiba de algo similar para o Gnome?

29 outubro 2006

Ubuntu 6.10 (Edgy Eft)

Foi lançada na passada quinta-feira a nova versão do Ubuntu, sistema operativo baseado em Linux.

Em Portugal os mirrors com os ficheiros ISO estão já disponíveis. Fiz download das versões Desktop e Server a partir do mirror do IST [link]

Na versão Desktop do Ubuntu os CDs de instalação servem também de demonstração, pode-se ligar o computador com o CD no drive e o Ubuntu arranca a partir deste podendo-se experimentar o Sistema Operativo sem ter que o instalar, é claro que a velocidade será bastante limitada porque os tempos de acesso a um CD-Rom são sempre bastante mais elevados que a um disco duro. Caso se decida instalar basta iniciar o processo de instalação a partir de um ícone que se encontra no Ambiente de Trabalho.

Nesta nova versão são actualizados vários dos pacotes principais do Ubuntu como:

  • GNome 2.16
  • ambiente gráfico.

  • Evolution 2.8
  • gestor pessoal incluindo e-mail, calendário, tarefas, lembretes, etc., que é também compatível com servidores Exchange da Microsoft.

  • Firefox 2
  • web browser da Mozilla Foundation, na sua recente edição. Ver artigo nosso anterior.

  • OpenOffice   2.0.4
  • Pacote de "Office" que inclui Processador de Texto, Folha de Cálculo, Base de Dados, etc., sendo, à excepção da Base de Dados, compativel com todos os ficheiros do popular Microsoft Office.

  • Gaim 2 beta 3.1
  • O Gaim é um cliente de "chats" online que, através plug-ins, se compatibiliza com vários protocolos de Instant Messaging, ou seja, com uma única aplicação aberta se possa "conversar" online com contactos que utilizem softwares diferentes como o Windows Live Messenger da Microsoft ou o Google Talk. A versão incluida, embora ainda em beta, é bastante estável, já a uso à meses.

Do ponto de vista técnico a característica mais interessante foi a inclusão do Upstart, novo gestor de processos de segundo plano - os serviços - que, substitue os históricos init e cron passando a gestão destes processos a ser coordenada por eventos emitidos pelos processos e dependências estabelecidas entre eles e não um processo linear e estático.

O Upstart, para além de proporcionar mais versatilidade na gestão dos processos, tem o potencial para acelerar significativamente o arranque do sistema pois, em vez se seguir linearmente com o arranque dos processos um a um, são iniciados todos os processos cujas dependências estejam resolvidas. Consultem a página do Upstart, é uma leitura interessante.

27 outubro 2006

Ubuntu – Lançado Ubuntu 6.10 (Edgy)

Conforme planeado está disponível para download o Ubuntu 6.10 (Edgy Eft).

O Ubuntu está disponível em versão Desktop e Servidor.

Esta versão corre em arquitecturas PC (Intel x86), 64-bit PC (AMD64), Sun UltraSPARC e T1 (Sun Fire T1000 and T2000), PowerPC (Apple iBook, Powerbook, G4 e G5) e OpenPower (Power5).

Esta versão inclui já o Firefox 2.0

Consultar Ubuntu on the desktop and Ubuntu on the server.

Notas Soltas - "Oracle oferece suporte a Linux Red Hat por metade do preço"

"SAN FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) – A Oracle tem na mira a Red Hat, principal distribuidora do Linux, e colocará em oferta assistência técnica pela metade do preço para os usuários do sistema operacional da companhia.

Falando durante a conferência anual da empresa para usuários, na quarta-feira, o presidente-executivo e do conselho da Oracle, Larry Ellison, disse que sua companhia estava tentando resolver problemas sérios que retardavam o desenvolvimento do Linux entre grandes clientes empresariais.

"A Oracle está anunciando assistência plena ao Linux Red Hat", disse Ellison durante a conferência OracleWorld, em San Francisco. "O objectivo é reforçar e acelerar o ritmo de adopção do Linux."

"Nosso suporte custará menos de metade do preço que a Red Hat cobra", acrescentou.

O Linux é o sistema operacional de código aberto mais popular. Software como o Linux permite que os consumidores usem programas compatíveis gratuitamente, pagando apenas por recursos personalizados, manutenção e assistência técnica.



"E o que acontece com a Red Hat? Destruí-los é uma consequência inesperada da decisão?", perguntou um espectador a Ellison depois que o executivo fez o anúncio.

"Isso é capitalismo. Estamos competindo. Tentamos oferecer um produto melhor a preço mais baixo", disse Ellison, o mais franco dos executivos do sector de tecnologia, acrescentando que a Red Hat poderia optar por cortar seus preços.

Ellison disse que a Oracle está dirigindo sua oferta a clientes empresariais que dependem do Linux Red Hat como sistema operacional para seus aplicativos de negócios básicos.

Respondendo a uma importante preocupação entre as grandes empresas, a Oracle corrigirá problemas na versão actual e em versões precedentes do Linux Red Hat, oferecendo nível de assistência técnica semelhante ao que provê hoje para bancos de dados e aplicativos, disse Ellison.

"O que a Oracle está dizendo é que o Linux é agora um negócio grande e tem que ser dirigido por grandes empresas, em vez de organizado por redes sociais", disse Bruce Richardson, analista da AMR Research em Boston.

"Estamos vivendo a fase 2 da evolução do Linux, quando a maior produtora de software de banco de dados do mundo diz que dará suporte total."

A Oracle informou este ano que estava considerando lançar sua própria versão do Linux e chegou a avaliar a compra de um grande fornecedor do sistema. Muitos analistas previram que a companhia iria procurar ampliar sua parceria com a Red Hat, em vez de assumi-la directamente.

Executivos da Oracle não comentaram se a empresa chegou a oferecer a compra da Red Hat antes de declarar guerra.

Edward Screven, arquitecto-chefe de software da Oracle, também negou recentes rumores de que a empresa estava considerando apoiar um projecto rival de distribuição do Linux chamado Ubuntu.

Perguntado após o discurso de Ellison se a Oracle vai considerar fornecer suporte para outras variantes do Linux, além da Red Hat, Screven disse: "Nós certamente avaliaremos oferta de suporte a outras distribuições."

"O apoio da Oracle ao Red Hat Linux irá encorajar uma adopção maior do Linux nas empresas", disse Bill Zeitler, vice-presidente sénior da IBM, em comunicado."

24 outubro 2006

Firefox 2

Mozilla Firefox

Foi disponibilizado à momentos a nova versão do browser Firefox.

O Firefox, apesar de trazer bastantes melhorias em relação ao Internet Explorer 6, permite na sua instalação base uma transição bastante suave para os novos utilizadores.

O Interface recebeu algumas melhorias, embora nada de drástico, encontrando-se agora mais polido e intuitivo.

Das melhorias destaco as seguintes que poderão ser mais úteis ao comum dos utilizadores:

  • Protecção anti-fraude (anti-phishing)
  • Usando uma Base de Dados local ou consultando caso a caso a Base de Dados disponibilizada online pelo Google, o Firefox irá avisar o utilizador quando este visitar um site com intuitos fraudulentos e que esteja registrado, no estado em que se encontra a Internet esta característica pode mesmo ser um salva vidas.

  • Corrector ortográfico
  • (está neste momento a dar-me uma preciosa ajuda)

    Podem-se adicionar vários dicionários da mesma forma que se adicionam "add-ons" (as "extensões" na versão anterior), depois carregando com o botão direito do rato sobre uma caixa de texto pode-se seleccionar qual o dicionário activo.

  • Melhor gestão de feeds-rss
  • Agora, em vez de se limitar a oferecer-se para criar um live-bookmark quando seleccionamos o link para um fedd rss, o Firefox abre uma página própria com uma ante-visão do conteúdo do feed e possibilita a sua subscrição em vários softwares ou serviços online como o Bloglines ou o Google Reader.

Também houve melhorias na gestão de extensões, agora add-ons, que aparecem no mesmo interface que o gestor de temas, na caixa de pesquisa que passa a mostrar automaticamente sugestões quando a pesquisa está a ser feita no Google, Yahoo ou no Answers.com, na gestão das "tabs", passando os links que abririam novas janelas a abrir numa "tab".

Houve também inúmeras outras melhorias. A nível de cumprimento de normas CCS e XHTML, melhoria na implementação SVG (gráficos vectoriais escaláveis) e na versão do JavaScript.

20 outubro 2006

Mudar o rumo

Segundo as notícias que têm circulado sobre a licença de utilização do Windows Vista, iremos estar confrontados com regras extremamente limitativas e até o fantasma da suspensão de funcionalidades passando o Windows a funcionar em modo “restrito” (seja lá o que isso for).

Entre as restrições está o número de vezes que se pode reinstalar o Windows em computadores diferentes, o que pode incluir o mesmo computador mas com um upgrade, e a obrigatoriedade de aceitar downloads do utilitário que verifica a validade do Windows.

Quem “mexe” muito no seu computador e experimenta softwares depressa aprende que, ao fim de algum tempo, o Windows só se recompõe com uma reinstalação de raiz, é minha experiência pessoal que mesmo em postos em que o utilizador tem poderes restritos e sem se instalar novo software, para além, é claro, das intermináveis correcções de segurança, o Windows tende a tornar-se cada vez mais lento e dado a erros.

E não, eu não acredito que desta vez a Microsoft tenha tido algum toque de Midas e tenha resolvido todos os problemas relacionados com o envelhecimento das instalações do Windows.

Ou seja, vamos estar confrontados com instalações do Windows que se arrastam sem reparação possível à vista e um machado sobre o pescoço, não vá o Windows embirrar com uma reinstalação e deixar de funcionar.

Pode ser também que o “utilitário” de validação do Windows, que vamos ser obrigados a deixar o Windows descarregar do site da Microsoft, tenha algum dia alguma falha que provoque uma suspensão em massa das licenças do Windows (sim, porque nós temos a experiência que as correcções da Microsoft sempre funcionaram bem à primeira).

Estão-nos a tentar oferecer um produto que, mesmo que adquirido legalmente, não temos o direito de usar indefinidamente (a não ser que nos sujeitemos a nunca fazer upgrades de hardware) e que tem um botão de auto destruição que nos não controlamos.

Com as recentes evoluções nas versões para desktop das distribuições de Linux, nomeadamente do Ubuntu, penso que estará na hora de mudar o rumo.

PS: O conhecido analista John Dvorak lembra também da hipótese de os criadores de vírus atacarem o sistema de autentificação do Windows e provocarem também a suspensão em massa da validade do Windows nas maquinas afectadas.

19 outubro 2006

Notas Soltas - Governo aperta cerco aos acessos ilegais na TV por cabo

O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros o diploma que sanciona a utilização de boxes ilegais no acesso à televisão por cabo, passando agora o utilizador do aparelho também a ser punido. O regime anterior só previa coimas para quem as comercializasse.

Fonte: Jornal de Negócios

Notas Soltas - Wireless no Ubuntu

Ligar o nosso portátil a redes Wireless pode ser “simples e automático” no Ubuntu.

Actualmente, a detecção da maioria das placas em conjunto com uma aplicação (network-manager-gnome) torna isto possível e não exige qualquer execução de comandos no terminal.

Resumidamente, se a nossa placa tiver sido detectada pelo Ubuntu, é suficiente instalar:

$ sudo apt-get install network-manager-gnome

Para gerir as redes e nos ligamos.

Se algo correr menos bem, deixo-vos estes “links” de apoio:

WifiDocs
WifiDocs/WirelessTroubleShootingGuide
WifiDocs/WirelessCardsSupported

18 outubro 2006

Notas Soltas - Microsoft disponibiliza download do Internet Explorer 7

A Microsoft anunciou, nesta quarta-feira, a disponibilização do Internet Explorer 7 para Windows XP. O programa pode ser baixado gratuitamente pela Internet, na versão em inglês.

A Microsoft afirma que oferecerá suporte gratuito e ilimitado para o Internet Explorer 7 durante todo o ciclo de vida do produto.

Link: http://www.microsoft.com/windows/ie/default.mspx

Notas Soltas - "Microsoft está desenvolvendo Vista correctamente, diz Ballmer"

“PARIS (Reuters) - O presidente-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, afirmou na quarta-feira que não tem conhecimento de irregularidades na produção do novo sistema operacional da companhia, Windows Vista.

Ele respondeu a acusações da empresa de software de segurança McAfee, que afirma que a Microsoft não cumpriu ordens da Comissão Europeia sobre a produção do Vista.

A McAfee afirmou que a Microsoft não cumpriu sua parte no acordo para cooperar com empresas de software de segurança de computadores, não atendendo com isso compromissos acertados com a Comissão Europeia.

"Não sei de nada sobre as alegações da McAfee. Estamos prosseguindo com o lançamento de maneira consistente com as direcções que assumimos para colocar o Windows (Vista) no mercado no prazo e estamos executando todos os planos de maneira absolutamente correcta", disse Ballmer.”

Fonte: Reuters 2006 Quarta-feira 18 de Outubro, 2006

Notas Soltas - Mais uma terça-feira Microsoft

October 2006 Bulletin Release

11 outubro 2006

Notas Soltas - Instalador Ubuntu Games

O Instalador Ubuntu Games (IUG) foi criado com o objectivo de tornar jogos para o Linux mais acessíveis e facilitar a sua respectiva instalação.

Afinal as coisas não precisam ser complicadas, principalmente quando falamos em diversão.

Com uns poucos cliques qualquer utilizador poderá instalar inúmeros jogos disponíveis para o Ubuntu. É apenas escolher os jogos desejados e esperar que o IUG faça as instalações.

Página oficial do ubuntu-games: www.ubuntugames.org

06 outubro 2006

Notas Soltas - Windows Vista restringirá funcionamento de cópias piratas

NOVA YORK (Reuters) – O próximo sistema operacional da Microsoft, Windows Vista, terá uma tecnologia que foi projectada para impedir que cópias piratas do programa funcionem completamente, informou a gigante do software.

Funcionalidade reduzida já faz parte do processo de activação do Windows XP e o Windows Vista terá o recurso aplicado de maneira mais intensa, divulgou a Microsoft.

A companhia informou que o Windows Vista e também o Windows Server serão os primeiros dois produtos a ter a nova tecnologia anti pirataria e que novos programas eventualmente também serão equipados com o sistema.

O Windows Vista precisa ser activado junto à Microsoft dentro de 30 dias após a compra. Decorrido esse prazo, o programa passará a operar no "modo de funcionalidade reduzida" até que uma validação bem sucedida ocorra, informou a gigante do software.

Clientes que usam versões originais do Windows Vista terão um conjunto ampliado de recursos que não funcionarão em cópias ilegais do sistema.

Usuários de cópias ilegais do Windows Vista também serão notificados por meio de um aviso persistente que aparecerá no canto inferior direito na tela com os dizeres: "This copy of Windows is not genuine" ("Esta cópia do Windows não é genuína.")

Um analista de Wall Street disse na quarta-feira que a Microsoft deverá enviar o Windows Vista no prazo para comercialização, cumprindo seu cronograma tanto para clientes corporativos quando domésticos.

O analista do Goldman Sachs Rick Sherlund enviou nota a clientes afirmando que a Microsoft pode estar pronta para enviar a versão final de teste do Vista ainda esta semana, indicando que o aguardado sistema estará disponível para clientes empresariais em Novembro e para o varejo no final de Janeiro.

O Windows Vista, que está sendo desenvolvido há cinco anos, já teve o lançamento adiado pela Microsoft várias vezes.

O Windows está presente em mais de 90 por cento dos computadores pessoais usados no mundo e os clientes corporativos do sistema são responsáveis por cerca de 30 por cento da facturação de 44 bilhões de dólares da Microsoft.

Fonte: Reuters Brasil 2006

Notas Soltas - Chamadas na rede fixa da PT passam a ser gratuitas durante a noite

A partir de hoje as chamadas efectuadas dentro da rede fixa da Portugal Telecom passam a ser gratuitas no período entre a 21 horas e as 9 horas, divulgou a operadora em comunicado garantindo que as chamadas fora do horário referido não vão sofrer alterações no tarifário.

Para aderir a este plano de preços o cliente tem que marcar *22.

"Este novo plano de preços, PT Free Noites, traduz-se na oferta de chamadas telefónicas realizadas pelos clientes da rede fixa PT para outros clientes PT e de clientes PT para outros operadores deRede Fixa, à noite (das 21h às 9h), nos dias úteis (2ª a 6ª, incluindo feriados nacionais), "refere o comunicado.
A comunicação dentro do horário previsto é ilimitada e a adesão a este plano de preços não terá qualquer custo ou mensalidade, garante a maior operadora nacional.

"As restantes chamadas, fora do horário referido, não sofrerão qualquer alteração de tarifário, serão facturadas de acordo com o tarifário base PT. As chamadas fixo-móvel serão de 30 cêntimos minuto para qualquer rede móvel," acrescenta a mesma fonte.

Fonte: Jornal de Negócios

Notas Soltas - Microsoft corta bónus de Bill Gates e de Steve Ballmer em 13%

A Microsoft vai diminuir os bónus pagos ao presidente da empresa, Bill Gates, e ao chief executive officer, Steve Ballmer, em 13%. Esta decisão é motivada pela queda nos lucros da empresa em três dos últimos quatro trimestres.

Gates e Ballmer, que receberam, no ano fiscal terminado em Junho 484.078 euros de ordenado, vão ver os seus bónus reduzidos em 13% para 275 mil euros.

Na base desta decisão está a estagnação dos ganhos da empresa devido aos gastos realizados com a consola X-Box e com a nova versão do Windows, Vista. Este ano fiscal, o valor das acções da Microsoft já diminuiu 6,2%.

Fonte: Jornal de Negócios

Notas Soltas - 150 downloads grátis da Microsoft

150 downloads grátis da Microsoft

04 outubro 2006

GNU/Linux - GNOME

GNOME

GNOME (acrónimo para GNU Network Object Model Environment) é um ambiente gráfico desktop (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciador_de_janela) gratuito e livre para sistemas UNIX.

É o ambiente desktop oficial do projecto GNU (http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU) e incluído em muitas distribuições GNU/Linux e BSD.

Origem

O projecto nasceu em Agosto de 1997 por Miguel de Icaza (http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_de_Icaza) com o esforço de criar um ambiente desktop inteiramente livre para sistemas livres.

No começo, o objectivo principal do GNOME foi fornecer uma suite amigável ao utilizador de aplicações e um desktop fácil de usar.

O GNOME foi escrito originalmente na linguagem de programação C. Logo depois um grande número de linguagens foram encorpando o GNOME e suas aplicações, por exemplo, linguagens como: C++, Ruby, Python, Perl e muitas outras. No lugar do Qt, o GTK foi escolhido como a base para desenvolvimento do GNOME. A licença é a GNU GPL (http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_GPL) General Public License (GPL).

O GNOME contém com uma colecção rica de ferramentas, bibliotecas, e dos componentes para desenvolver aplicações poderosas em Unix.
O Office do GNOME

A distribuição completa do GNOME inclui uma suite para escritório (Office) através da integração de vários projectos independentes: processador de texto (AbiWord), folha de cálculo (Gnumeric), gestão de projectos (Planner), editor de diagramas (Dia) e de imagem (GIMP).

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/GNOME

03 outubro 2006

Ubuntu - Quero usar o Ubuntu!

Quero usar o Ubuntu!

Existem várias formas de se obter uma cópia do Ubuntu, todas descritas na página de download [http://www.ubuntu.com/download] do site do Ubuntu.

O primeiro método é fazer o download de uma imagem ISO de um servidor espelhado mais perto de você e criar um CD de instalação Ubuntu.

Dois tipos de CDs estão disponíveis:

• Desktop CD – o CD desktop te permitirá experimentar o Ubuntu sem modificar nada no seu computador, e lhe fornece a opção de instalá-lo permanentemente mais tarde. Este tipo de CD é o que a maioria das pessoas vão querer usar.

• CD de instalação em modo texto – o CD de instalação em modo de texto te permitirá efectuar certas instalações especiais do Ubuntu. Este tipo de CD foi criado para certos casos como criando sistemas pré-configurados OEM ou configurando instalações automáticas; também pode ser usando como uma fonte de pacotes para actualizar instalações mais antigas.

“Se você não possui um gravador de CDs ou tem uma conexão limitada ou cara, nós podemos lhe enviar cópias do 'Desktop CD' de forma gratuita. Você pode solicitar CDs via Shipit [http://shipit.ubuntu.com], o Sistema de Distribuição de CDs do Ubuntu. CDs requisitados podem levar semanas para chegar.

Você também pode contactar uma Equipe Local da Comunidade Ubuntu (LoCoTeam) próximo de você. Estas são grupos do Ubuntu organizados por entusiastas que desejam trazer a comunidade do Ubuntu à um outro nível. A maioria dos LoCoTeams têm cópias de CDs do Ubuntu adicionais e os distribuem de graça. Uma lista de LoCoTeams do Ubuntu pode ser encontrada no wiki do Ubuntu [https://wiki.ubuntu.com/LoCoTeamList].

Uma outra forma de adquirir Ubuntu é ingressar um Linux Users Group (LUG) e perguntar se alguém pode fazer uma cópia para você. Normalmente, você teria de pagar pelo custo do CD e entrega (por corrêio por exemplo). Se você não sabe de um LUG por perto de onde mora, uma lista pode ser encontrada em Linux Users Groups Mundial [http://lugww.counter.li.org/].”

Fonte: Guia do Desktop Ubuntu
Copyright © 2004, 2005, 2006 Canonical Ltd. e membros do Projecto de Documentação do Ubuntu.

Versões em HTML e PDF deste manual estão disponíveis online no site de DocumentaçãoUbuntu [
http://help.ubuntu.com].

Download [
http://www.ubuntu.com/download] do site do Ubuntu.