Tecnologias de Informação e Comunicações

10 abril 2006

Glossário e Conceitos - Malware

Diminuitivo de MALicious softWARE

Malware é o termo normalmente utilizado para referir software malicioso que pretende de alguma forma atacar, degradar, impedir a utilização correcta de um equipamento ou obter informações de forma encoberta. Dentro deste tipo de software são normalmente incluídos vírus, worms, trojan horses e os rootkits. Recentemente, com a generalização do uso da Internet, surgiu o spyware e o adware.

Os virus distinguem-se dos worms pelo método de propagação. Os virus normalmente infectam ficheiros e requerem que esse ficheiros sejam executados, pelo utilizador ou pelo próprio sistema operativo, para se tornarem activos. Os worms propagam-se pelas redes explorando vulnerabilidades do software.

Recentemente tem-se vindo a notar uma motivação cada vez mais comercial (ou mercenária se preferirem) para os ataques. Há um mercado negro onde computadores infectados (zombies) são "vendidos" a terceiros que os usam para disseminar spam, lançar ataques de denial of service, ou para armazenar dados ilegais como pornografia infantil.

Outra utilização comercial deste tipo de software é o spyware onde a privacidade e dados pessoais, confidenciais ou não, dos utilizadores são recolhidos pelo software instalado e transmitidos aos autores deste. Este tipo de violação de privacidade pode ir desde dados relativos a websites visitados até aos dados trocados com os sites, dados bancários, passwords, etc., etc..