Tecnologias de Informação e Comunicações

29 março 2006

Redes Pessoais – “Firewall Windows” (1º parte)

Iniciemos este tema por tentar compreender o funcionamento deste “conceito”.

Basicamente, uma “Firewall” é um dispositivo que tem como objectivo filtrar, alertando e/ou eliminando, o tráfego (pacotes de comunicações) não solicitado explicitamente e/ou autorizado pelo utilizador durante o processo da execução das aplicações que tem no seu computador.

Ou seja, funciona como uma “fechadura", manual e/ou automática, "da nossa porta” quando estamos ligados em rede, por exemplo, à Internet.

A “chave” será a configuração que apliquemos neste dispositivo.

O problema que tentávamos resolver, nesta configuração de ligação através exclusivamente de um Modem, era como poderíamos impedir “estranhos” de aceder directamente, através da placa de rede, ao conteúdo do nosso computador quando estamos a navegar na Internet?

A resposta é utilizar uma “Firewall”.

Considero que se justifica afirmar que ligar um computador à Internet sem ter a protecção de uma “Firewall” equivale a “conduzir o nosso automóvel, numa auto-estrada, sem ligar os faróis, ou seja, na mais completa escuridão”.

Como já referir anteriormente, iremos, nas próximas notas sobre este tema, conhecer melhor a “Firewall” que vem originalmente com o sistema Windows XP (com o “Service Pack 2”).

Esta opção justificasse pela sua validade como solução, que é aceitável, mas também por esta estar disponível em todos os computadores, cujo SO é o Windows XP Home ou Professional logo não obriga a nenhum investimento adicional.

Como aceder a esta “Firewall”?

Seguir o seguinte procedimento:

a) Iniciar, Painel de Controlo;
b) executar “Firewall do Windows” ou,
c) executar “Centro de Segurança”.