Tecnologias de Informação e Comunicações

07 setembro 2006

Ubuntu - Os meus primeiros passos (Parte I)

O que é GNU?

O Projecto GNU, pronunciado "gui-nu", foi criado em 1984 para desenvolver um sistema operacional do tipo UNIX que fosse composto de software livre: o sistema GNU.

Variantes do sistema operacional GNU, que utilizam o kernel Linux, são agora largamente utilizadas; apesar destes sistemas normalmente serem chamados de "Linux", eles são mais precisamente chamados sistemas GNU/Linux.

O projecto GNU é fortemente ligado à filosofia do software livre, que é central aos projectos que derivam do mesmo, como o Ubuntu.

Software Livre

O projecto Ubuntu é totalmente comprometido com os princípios de desenvolvimento de software livre; nós encorajamos os usuários a utilizarem, melhorarem e distribuírem o nosso software.

Isto significa que o Ubuntu é, e sempre será, gratuito. Entretanto, isto significa mais do que somente estar disponível a custo zero. A filosofia do software livre é de que as pessoas devem ser livres para usar o software de todas as formas "socialmente úteis".

"Software Livre" não quer somente dizer que você não precisa pagar pelo mesmo, também significa que você deveria ser capaz de usar o software da maneira que desejar: o código que compõe o software livre é disponível para qualquer um baixar, modificar, consertar, e usar de qualquer maneira.

Então além do facto de o software livre normalmente ser disponibilizado sem nenhum custo, esta liberdade também tem suas vantagens técnicas: quando programas são desenvolvidos, o trabalho de outras pessoas pode ser utilizado.

Com softwares não-livres, isto não pode acontecer e quando programas
são desenvolvidos, eles devem ser começados do zero. Por este motivo, o desenvolvimento de software livre é rápido, eficiente e animado!

Você pode encontrar mais informações sobre a filosofia de software livre aqui [http://www.gnu.org/philosophy/].

Fonte: Guia do Desktop

Ubuntu Copyright © 2004, 2005, 2006 Canonical Ltd. e membros do Projecto de Documentação do Ubuntu.
Versões em HTML e PDF deste manual estão disponíveis online no site de DocumentaçãoUbuntu [
http://help.ubuntu.com].
Download [
http://www.ubuntu.com/download] do site do Ubuntu.