Tecnologias de Informação e Comunicações

13 setembro 2006

Ubuntu - Distribuição

Distribuição GNU/Linux Ubuntu

Baseado no Debian, uma das mais extensamente aclamadas, tecnologicamente avançadas, e bem suportadas distribuições, o Ubuntu pretende criar uma distribuição que provê um sistema Linux organizado e actualizado para os computadores desktop e servidores.

O Ubuntu inclui um número de pacotes cuidadosamente seleccionados da distribuição Debian e mantém seu poderoso sistema de gestão de pacotes que permite fácil instalação e remoção limpa de programas.

Ao contrário da maioria das distribuições que são acompanhadas de grandes quantidades de software que podem ou não ser úteis, a lista de pacotes do Ubuntu é reduzida a um número de aplicações importantes de alta qualidade.

Por focar em qualidade, o Ubuntu produz um ambiente computacional robusto e rico em funcionalidades, apropriado para uso em ambientes caseiro e comercial. O projecto toma o tempo necessário para focar em detalhes finos e é capaz de lançar uma versão com o melhores e mais novos softwares de hoje em dia a cada 6 meses.

O Ubuntu está disponível para arquiteturas i386 (processadores 386/486/PentiumII/III/IV e Athlon/Duron/Sempron), AMD64 (processadores Athlon64, Opteron, e novos Intel de 64-bits), e PowerPC (iBook/Powerbook, G4 and G5).

Todo lançamento do Ubuntu é suportado por pelo menos 18 meses com actualizações de segurança entre outros.

Ubuntu 6.06 LTS ("Long-Term Support" - Suporte de Longo Prazo) é um lançamento especial pronto para empresas, e é suportado por 3 anos na versão desktop e 5 anos na versão servidor.

O processo de desenvolvimento do Ubuntu 6.06 LTS demorou um pouco mais que o normal para concentrar em um número de áreas:

• Comprovação de Qualidade
• Localização
• Certificação

Fonte: Guia do Desktop Ubuntu
Copyright © 2004, 2005, 2006 Canonical Ltd. e membros do Projecto de Documentação do Ubuntu.

Versões em HTML e PDF deste manual estão disponíveis online no site de DocumentaçãoUbuntu [
http://help.ubuntu.com].

Download [
http://www.ubuntu.com/download] do site do Ubuntu.