Tecnologias de Informação e Comunicações

20 março 2006

Redes Pessoais (LAN) – O Endereço IP (1º parte)

Actualmente, praticamente todas as redes que utilizamos, incluindo a Internet, funcionam suportadas no protocolo (conjunto de protocolos) TCP/IP.

O objectivo deste conjunto de artigos é tentar explicar, de uma forma prática, o significado e o funcionamento do endereço IP e dar algumas pistas que justificam, em absoluto, ter um dispositivo Router e/ou Firewall a separar a nossa rede pessoal da rede pública.

Para empreender esta “demonstração” terei de tentar explicar como é que uma página de Internet, por exemplo, surge no nosso monitor.

Vamos abrir, por exemplo, “Internet Explorer”, digitar o URL (Universal Resource Locator) da página http://o-meu-computador.blogspot.com/ e dar o OK. Simples! Mas como é que o nosso browser obtém toda esta informação?

O “Internet Explorer” irá “evocar o funcionamento” do protocolo TCP/IP e entregar a este a “responsabilidade” de receber a informação necessária para compor a página deste Blog.

De entre as muitas coisas que irão acontecer, para que tenhamos sucesso na nossa missão, quero salientar o seguinte detalhe crucial:

– a informação, que aguardamos, será dividida em pequenos pacotes pelo computador da Google (utilizando o protocolo TCP/IP), ou seja, será transmitida, para nossa “casa”, em pequenas partes e cada um destes pacotes irá conter:

a) o endereço IP da placa de rede do computador da Google;
b) o nosso endereço IP – somos o seu destino;
c) uma porção da informação em texto legível.

Obviamente (ou quase) somos capazes de compreender que o computador, que nos presta o serviço – o da Google, necessita de saber o nosso endereço pois é esta a única forma possível, que ele tem, de nos distinguir no seio de milhões de computadores e ser capaz de nos entregar os dados que lhe solicitamos.

E os outros milhões de computadores poderão saber o nosso endereço IP, mesmo que nunca lhes peçamos qualquer informação?

A resposta é sim. E é sim, pois é este um dos princípios fundamentais que permite que a Internet, tal como a conhecemos, funcione. Se o “carteiro” não soubesse o nosso endereço postal nunca seria capaz de nos entregar as facturas da água, luz, etc. (aparentemente seria óptimo mas iria nos “roubar” horas em deslocações aos fornecedores de serviços para efectuar os respectivos pagamentos).

Resumindo, todos os computadores/utilizadores, que navegam na Internet, poderão nos contactar pois são capazes de saber qual é o nosso Endereço IP – a nossa morada.

Isto significa que qualquer pessoa, do mundo virtual, pode “bater na nossa porta de casa”. Muitos, irão o fazer com as mais extraordinárias intenções mas outros, há sempre os outros, irão tentar obter vantagens ilegítimas deste conhecimento.