Tecnologias de Informação e Comunicações

14 setembro 2006

GNU/Linux - Seleccionando uma distribuição

Seleccionando uma distribuição

Podemos obter o Linux de diversas origens mas nunca opte por uma versão antiga – é comum encontrar utilizadores recentes com as dificuldades típicas de 2 anos atrás ("O Linux não reconhece meu hardware", "Não consigo me ligar a Internet") justamente porque instalaram uma versão de 2 anos atrás, que estava guardada num armário.

O Linux evolui muito rapidamente, e os principais distribuidores tendem a lançar versões novas a cada 3 ou 4 meses, ou pelo menos semestralmente. Como em geral podemos obter o software gratuitamente ou a custo baixíssimo, não faz sentido optar pela versão antiga – espere mais alguns dias, e instale a mais recente.

Outro erro a ser evitado ou, pelo menos, um risco adicional para os primeiros passos é optar por uma mini-distribuição, "para ver como é esse tal Linux".

De facto, existem mini-distribuições de boa qualidade, que podem ser instaladas na mesma partição que o Windows, e cujo download pode ser bem menor do que uma distribuição completa. Mas em geral o que se pode fazer com ela é limitado, e o suporte que se encontra na comunidade de utilizadores é mais restrito, porque são raros os utilizadores experientes (portanto aptos a responder perguntas) que utilizam esse tipo de sistema.

Não vou sugerir uma distribuição pois todas têm vantagens e desvantagens.

Cada caso é um caso, e a opção entre elas depende das necessidades do momento e de cada um.

Para saber as características de cada uma, podem consultar os seus sites.

Segue uma lista parcial de distribuições de Linux para facilitar sua escolha:

Kurumin (brasileira) [http://www.guiadohardware.net/linux/kurumin/]
Debian BR CDD (brasileira) [http://cdd.debian-br.org/project/]
Debian [http://www.debian.org/]
Fedora [http://fedora.redhat.com/]
Gentoo [http://www.gentoo.org/]
Knoppix [http://www.knoppix.org/]
Mandriva [http://www.mandriva.com/]
Red Hat [http://www.redhat.com/]
Slackware [http://www.slackware.org/]
SUSE [http://www.suse.com/]
Ubuntu [http://www.ubuntulinux.org/]

Fonte: (c) 2005 Augusto Campos (brain@br-linux.org). É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.2 ou qualquer versão posterior publicada pela Free Software Foundation, sem secções invariantes.