Tecnologias de Informação e Comunicações

29 outubro 2006

Ubuntu 6.10 (Edgy Eft)

Foi lançada na passada quinta-feira a nova versão do Ubuntu, sistema operativo baseado em Linux.

Em Portugal os mirrors com os ficheiros ISO estão já disponíveis. Fiz download das versões Desktop e Server a partir do mirror do IST [link]

Na versão Desktop do Ubuntu os CDs de instalação servem também de demonstração, pode-se ligar o computador com o CD no drive e o Ubuntu arranca a partir deste podendo-se experimentar o Sistema Operativo sem ter que o instalar, é claro que a velocidade será bastante limitada porque os tempos de acesso a um CD-Rom são sempre bastante mais elevados que a um disco duro. Caso se decida instalar basta iniciar o processo de instalação a partir de um ícone que se encontra no Ambiente de Trabalho.

Nesta nova versão são actualizados vários dos pacotes principais do Ubuntu como:

  • GNome 2.16
  • ambiente gráfico.

  • Evolution 2.8
  • gestor pessoal incluindo e-mail, calendário, tarefas, lembretes, etc., que é também compatível com servidores Exchange da Microsoft.

  • Firefox 2
  • web browser da Mozilla Foundation, na sua recente edição. Ver artigo nosso anterior.

  • OpenOffice   2.0.4
  • Pacote de "Office" que inclui Processador de Texto, Folha de Cálculo, Base de Dados, etc., sendo, à excepção da Base de Dados, compativel com todos os ficheiros do popular Microsoft Office.

  • Gaim 2 beta 3.1
  • O Gaim é um cliente de "chats" online que, através plug-ins, se compatibiliza com vários protocolos de Instant Messaging, ou seja, com uma única aplicação aberta se possa "conversar" online com contactos que utilizem softwares diferentes como o Windows Live Messenger da Microsoft ou o Google Talk. A versão incluida, embora ainda em beta, é bastante estável, já a uso à meses.

Do ponto de vista técnico a característica mais interessante foi a inclusão do Upstart, novo gestor de processos de segundo plano - os serviços - que, substitue os históricos init e cron passando a gestão destes processos a ser coordenada por eventos emitidos pelos processos e dependências estabelecidas entre eles e não um processo linear e estático.

O Upstart, para além de proporcionar mais versatilidade na gestão dos processos, tem o potencial para acelerar significativamente o arranque do sistema pois, em vez se seguir linearmente com o arranque dos processos um a um, são iniciados todos os processos cujas dependências estejam resolvidas. Consultem a página do Upstart, é uma leitura interessante.