Tecnologias de Informação e Comunicações

19 março 2006

Glossário e Conceitos - ADSL

ADSL - Do Inglês Asymmetric Digital Subscriber Line.

O ADSL é uma tecnologia de transmissão que possibilita o transporte de voz e dados a alta velocidade através da rede telefónica convencional, analógica ou digital RDIS.

O ADSL pertence a um conjunto alargado de tecnologias de transmissão digital, designadas por xDSL (Digital Subscriber Line), que utilizam a infra-estrutura telefónica já instalada para transmitir dados a alto débito. As diferentes tecnologias xDSL distinguem-se entre si pela velocidade proporcionada e pelas técnicas de transmissão de sinal utilizadas.

Para a transmissão de dados, o ADSL utiliza a capacidade disponível dos pares de cobre que constituem a rede telefónica para o estabelecimento de 2 canais de comunicação:

- um, de maior velocidade, para a transmissão de dados da Internet para o Cliente (canal descendente ou downstream), e outro, de menor velocidade, para transmissão de dados do Cliente para a Internet (canal ascendente ou upstream).

A transmissão de dados por tecnologia ADSL é, como tal, assimétrica, o que a torna particularmente adequada para o acesso à Internet.

A transmissão de dados por ADSL é assegurada nas frequências dos pares de cobre não utilizadas para o transporte do sinal de voz. Este aspecto faz com que, por exemplo, lhe seja possível estabelecer, manter e terminar uma chamada telefónica, enquanto navega na Internet. Com o ADSL poderá, assim, utilizar simultaneamente os equipamentos de telefone ou fax ligados à rede telefónica e o equipamento ADSL de acesso à Internet.
Fonte: Vodafone