Tecnologias de Informação e Comunicações

04 outubro 2006

GNU/Linux - GNOME

GNOME

GNOME (acrónimo para GNU Network Object Model Environment) é um ambiente gráfico desktop (http://pt.wikipedia.org/wiki/Gerenciador_de_janela) gratuito e livre para sistemas UNIX.

É o ambiente desktop oficial do projecto GNU (http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU) e incluído em muitas distribuições GNU/Linux e BSD.

Origem

O projecto nasceu em Agosto de 1997 por Miguel de Icaza (http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_de_Icaza) com o esforço de criar um ambiente desktop inteiramente livre para sistemas livres.

No começo, o objectivo principal do GNOME foi fornecer uma suite amigável ao utilizador de aplicações e um desktop fácil de usar.

O GNOME foi escrito originalmente na linguagem de programação C. Logo depois um grande número de linguagens foram encorpando o GNOME e suas aplicações, por exemplo, linguagens como: C++, Ruby, Python, Perl e muitas outras. No lugar do Qt, o GTK foi escolhido como a base para desenvolvimento do GNOME. A licença é a GNU GPL (http://pt.wikipedia.org/wiki/GNU_GPL) General Public License (GPL).

O GNOME contém com uma colecção rica de ferramentas, bibliotecas, e dos componentes para desenvolver aplicações poderosas em Unix.
O Office do GNOME

A distribuição completa do GNOME inclui uma suite para escritório (Office) através da integração de vários projectos independentes: processador de texto (AbiWord), folha de cálculo (Gnumeric), gestão de projectos (Planner), editor de diagramas (Dia) e de imagem (GIMP).

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.
http://pt.wikipedia.org/wiki/GNOME