Tecnologias de Informação e Comunicações

03 outubro 2006

Ubuntu - Quero usar o Ubuntu!

Quero usar o Ubuntu!

Existem várias formas de se obter uma cópia do Ubuntu, todas descritas na página de download [http://www.ubuntu.com/download] do site do Ubuntu.

O primeiro método é fazer o download de uma imagem ISO de um servidor espelhado mais perto de você e criar um CD de instalação Ubuntu.

Dois tipos de CDs estão disponíveis:

• Desktop CD – o CD desktop te permitirá experimentar o Ubuntu sem modificar nada no seu computador, e lhe fornece a opção de instalá-lo permanentemente mais tarde. Este tipo de CD é o que a maioria das pessoas vão querer usar.

• CD de instalação em modo texto – o CD de instalação em modo de texto te permitirá efectuar certas instalações especiais do Ubuntu. Este tipo de CD foi criado para certos casos como criando sistemas pré-configurados OEM ou configurando instalações automáticas; também pode ser usando como uma fonte de pacotes para actualizar instalações mais antigas.

“Se você não possui um gravador de CDs ou tem uma conexão limitada ou cara, nós podemos lhe enviar cópias do 'Desktop CD' de forma gratuita. Você pode solicitar CDs via Shipit [http://shipit.ubuntu.com], o Sistema de Distribuição de CDs do Ubuntu. CDs requisitados podem levar semanas para chegar.

Você também pode contactar uma Equipe Local da Comunidade Ubuntu (LoCoTeam) próximo de você. Estas são grupos do Ubuntu organizados por entusiastas que desejam trazer a comunidade do Ubuntu à um outro nível. A maioria dos LoCoTeams têm cópias de CDs do Ubuntu adicionais e os distribuem de graça. Uma lista de LoCoTeams do Ubuntu pode ser encontrada no wiki do Ubuntu [https://wiki.ubuntu.com/LoCoTeamList].

Uma outra forma de adquirir Ubuntu é ingressar um Linux Users Group (LUG) e perguntar se alguém pode fazer uma cópia para você. Normalmente, você teria de pagar pelo custo do CD e entrega (por corrêio por exemplo). Se você não sabe de um LUG por perto de onde mora, uma lista pode ser encontrada em Linux Users Groups Mundial [http://lugww.counter.li.org/].”

Fonte: Guia do Desktop Ubuntu
Copyright © 2004, 2005, 2006 Canonical Ltd. e membros do Projecto de Documentação do Ubuntu.

Versões em HTML e PDF deste manual estão disponíveis online no site de DocumentaçãoUbuntu [
http://help.ubuntu.com].

Download [
http://www.ubuntu.com/download] do site do Ubuntu.