Tecnologias de Informação e Comunicações

08 setembro 2006

Ubuntu - Os meus primeiros passos (Parte II)

O que é Linux?

O kernel do Linux [http://www.kernel.org/] é o coração do sistema operacional Ubuntu.

Um kernel é uma parte importante do sistema operacional, provendo a ponte de comunicação entre o hardware e o software.

O Linux foi criado em 1991 por um estudante Finlandês chamado Linus Torvalds.

Na época, o mesmo só funcionava em sistemas i386, e era essencialmente um clone do kernel do UNIX criado independentemente, que pretendia tirar vantagem da recém-criada arquitectura i386.

Hoje em dia, graças a uma quantidade substancial de esforço de desenvolvimento por pessoas de todo o mundo, o Linux roda em praticamente qualquer arquitectura moderna.

O “kernel do Linux” ganhou uma importância ideológica para além de tecnológica. Existe toda uma comunidade de pessoas que acreditam no ideal de software livre e passam seu tempo ajudando a fazer a tecnologia de código aberto tão boa quanto possível.

Pessoas desta comunidade foram responsáveis por iniciativas como o Ubuntu, comités de padronização que modelam o desenvolvimento da Internet, organizações como a Fundação Mozilla, responsável pela criação do Mozilla Firefox, e diversos outros projectos de software dos quais você certamente já se beneficiou no passado.

O espírito do código aberto, normalmente atribuído ao Linux, influencia programadores de software e usuários em todo o mundo a criar comunidades com objectivos comuns.

Fonte: Guia do Desktop Ubuntu

Copyright © 2004, 2005, 2006 Canonical Ltd. e membros do Projecto de Documentação do Ubuntu.
Versões em HTML e PDF deste manual estão disponíveis online no site de DocumentaçãoUbuntu [
http://help.ubuntu.com].

Download [http://www.ubuntu.com/download] do site do Ubuntu.