Tecnologias de Informação e Comunicações

15 setembro 2006

GNU/Linux - E qual é a melhor distribuição de Linux?

E qual é a melhor distribuição de Linux?

Não tenho a menor dúvida de que esta deve ser é a pergunta mais frequente na absoluta maioria dos fóruns e listas de discussão sobre Linux do mundo.

Eu próprio ando, em particular nas últimas semanas, com ela na “ponta da língua”!

Ela pode se apresentada de várias formas. Pode ser genérica ou específica, aberta ou qualificada.

O utilizador iniciado que quer instalar o Linux em seu computador pessoal pergunta qual a melhor entre as distribuições. O administrador de sistemas, acostumado a outras arquitecturas, quer saber qual a melhor distribuição para seu servidor. E todos nós continuamos perguntando: qual a melhor distribuição?

Ao contrário de outras perguntas frequentes, esta é uma que “parece” ser sempre respondida. “Isto porque a maior parte das distribuições possui verdadeiros fã-clubes, com utilizadores que recorrem a argumentos inflamados para tentar demonstrar mais uma vez, e definitivamente, que a sua distribuição de Linux preferida é a melhor de todas, incontestavelmente a única escolha sensata para instalação, não importando se é para rodar o Oracle em um servidor de 4 processadores, um programa de ensino à distância no Pentium 133 de uma escola ou os ambientes de trabalho da área de marketing de uma multinacional.”

Entretanto, como as respostas dos vários fã-clubes se entrechocam, o utilizador que fez a pergunta corre o risco de terminar com mais dúvidas do que tinha quando começou.

A questão é, por certo, antiga, e provavelmente insolúvel. Enquanto tivermos múltiplas distribuições, teremos seus fã-clubes e também os utilizadores querendo saber qual a melhor. Não há como evitar.

Entretanto, os utilizadores mais experientes tendem a se importar com a desorientação causada nos novatos por este tipo de confusão, e procuram oferecer conselhos comuns, cheios de bom-senso e relativamente neutros. Sugerem que consultemos os websites das distribuições ou até mesmo experimentemos mais de uma até encontrar a que mais se adapta as nossas necessidades.

Mas será que esta é a melhor resposta? Provavelmente sim, se tivermos que dar uma resposta curta. Entretanto, havendo tempo e espaço para elaborar, pode-se dar respostas mais completas, sem indicar alguma distribuição específica – já que em geral não se pode indicar uma distribuição específica sem conhecer exactamente as necessidades e as capacidades do interessado.

Já li muitas tentativas de resposta a esta pergunta, baseadas nos mais diversos argumentos: uma seria a melhor por ser a mais antiga, outra por ter o maior número de pacotes, outra por dispensar instalação, outra por ser usada pelo próprio Linus Torvalds, outra por ser "a mais parecida com o Unix de verdade" outra por ter um sistema de empacotamento superior, outra por não ter gestão de dependências automática, outra por ser a mais livre, outra por ter o ciclo de actualizações mais longo, outra por oferecer mais documentação... Como se vê, os critérios são múltiplos, e até mesmo conflituantes.

Durante este período de procura, encontrei a minha resposta base (e que é não mencionar nenhuma distribuição específica) para oferecer a quem me pedir ajuda para seleccionar uma distribuição, e agora vou partilhá-la convosco.

Use, adapte, copie, modifique, ou simplesmente ignore e continue fazendo tudo como você já fazia. Software livre é assim.

Fonte: (c) 2005 Augusto Campos (brain@br-linux.org). É dada permissão para copiar, distribuir e/ou modificar este documento sob os termos da Licença de Documentação Livre GNU, Versão 1.2 ou qualquer versão posterior publicada pela Free Software Foundation, sem secções invariantes.

2 Comments:

  • Nada como experimentar algumas bem diferentes para ver as diferenças, como usar fedora, suse, mandriva, knoppix, debian. Depois ver bem os pros e contras e cada uma, e depois cair na melhor: debian :). Ou ubuntu....
    Tou a brincar, mas realmente deve-se usar várias, perder dias ou semanas a usa-la, compatibilidades com o seu hardware, que ao fim dalgum tempo já terá uma escolhida. Que poderá mudar ao fim de outro tanto tempo...

    Saudações linuxianas

    By Blogger RedTuxer, at 5:47 da tarde  

  • Olá.

    Para começar eu escolheria uma das 6 mais populares (Ranking de vistas) do Distrowatch:

    http://distrowatch.com/

    Provávelmente a que funcione melhor com o meu hardware, pois numa fase inicial é importante que o hardware funcione bem á primeira...

    Se optarem por Ubuntu, existe um sítio apropriado para principiantes:

    http://ubuntupedia.nfshost.com

    Abraço

    By Blogger Osvik, at 8:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home