Tecnologias de Informação e Comunicações

26 março 2006

Redes Pessoais – Ligação por MODEM (3º parte)

Ligar o nosso computador à Internet é um disparate? A resposta é um claro não!

Então o que devemos fazer?

Mantendo o cenário de ligação através, exclusivamente, de um Modem há duas medidas que deverão ser implementadas de imediato:

- actualizar, com todas as correcções (Patches e Service Packs), o nosso SO (Sistema Operativo) e todas aplicações instaladas, reforço, todas – deixo o desafio ao meu colega João Figueiredo de nos ajudar a executar este processo.

Este passo é fundamental pois todos os estudos mostram que a maioria dos ataques com sucesso são efectuados utilizando vulnerabilidades já bem conhecidas e descritas.

Há tantos computadores que não têm as correcções instaladas que nem sequer se justifica tentar quebrar aqueles que estão actualizados.

O primeiro passo dos visitantes é “varrer” as redes para identificar os computadores que não estão protegidos contra determinadas falhas.

Se acrescentamos o facto de nem sequer ser raro que hajam autênticos “pacotes solução” para concretizar estes ataques podemos concluir que ter o nosso computador com o SO e as Aplicações actualizadas reduz, em muito, a probabilidade de sermos um “alvo desejado”.

- activar a Firewall, de software embebida no SO, do Windows XP SP2.

Nota: O Windows XP contém originalmente um serviço similar, o ICF (Internet Connection Firewall), mas realço que irei desenvolver este assunto assumindo, pois é absolutamente necessário, que o SO esteja já actualizado.

Ok, eu fico com o incrível (difícil) dever de nos tentar fazer entender para que nos poderá ser útil activar esta aplicação.

A primeira justificação é fantástica:

- é o que temos ao nosso dispor neste momento!

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home