Tecnologias de Informação e Comunicações

22 dezembro 2006

Votos de Feliz Natal e Prospero Ano Novo 2007

11 dezembro 2006

Opinião - "O novo mundo da Microsoft"

Dada a pressão permanente que tem sido feita sobre as nossas empresas (liderada pela MSFT, via ASSOFT), a crescente maturidade de algumas soluções Open Source e o impacto provocado pela implementação do Vista (e não só), julgo que é hora de ponderamos estratégias “de ovos BEM distribuídos”.

A opção do MJ, não migrar para o Vista, não soluciona, do meu ponto de vista, nenhum problema pois, a curto/médio prazo serão confrontados com a entrada de Hardware com o Vista pré-instalado. Reverter para XP! Até quando e com que licenciamento? Até quando? Paliativos!

E os utilizadores? Este Natal irá espalhar pelas suas casas milhares de pré-licenças Vista! Os PCs do escritório vão, rapidamente, parecer velhas “máquinas de escrever” e justificar mais umas improdutividades.

Claro, não fossem eles bons gestores, a MSFT promete novas funcionalidades apenas (algumas produtivas) para os novos produtos (em particular, Office 2007 + Exchange 2007 + Protecção Anti-quase-tudo + Portal/Gestão Documental).

Aproveitando esta paragem profissional, tenho estado atento à “explosão” de novos produtos MSFT que irá ocorrer em 2007/2008. Desde o SQL2005, Exchange2007, novo Windows Server (Lognãoseidequê), SMS, MOM, … camadas de evoluções e novos produtos (Antivírus MSFT, Anti-Spam MSFT, VOIP MSFT, etc. …) estão aí, na calha.

Julgo que o primeiro semestre de 2007 será um tempo de decisões estratégicas.

Vamos na Onda, saímos fora da Onda ou desenhamos uma semi-Onda adaptada ao nosso negócio?

Meus amigos, todos nos recordamos do salto NT/2000, 95-98-ME/2000 e XP, por isso segurem os vossos pescoços pois, desta vez, a factura promete vir completa!

Para esta, recordo-me sempre do pensamento descrito em muitos livros que leio sobre gestão de SI e da minha experiência:

- “Não conseguimos determinar num número puro o valor acrescentado dos “nossos” sistemas na rentabilidade das instituições onde os implementamos.”

Sugestão:

- Antes de apresentarem os novos custos à Administração, desliguem as redes durante umas horas. Afinal somos os “filhos” da lógica, do 0/1, On/Off!

Não sou o único a ponderar estas medidas radicais pois vamos estar nitidamente, desta vez, em contra ciclo económico.

Preparem os vossos melhores argumentos e calculem minuciosamente quanto nos vai sobrar, nos anos seguintes, após pagamos todos os custos de manutenção anual associados aos novos sistemas! Podemos não ter dinheiro suficiente…

De uma coisa estou convicto, independentemente das nossas opções, teremos pela frente muita necessidade de informação, analise e formação (os produtos MSFT estão a mudar radicalmente ou optamos pela gestão Next, Next, …) e que preparar os utilizadores para a “nova integração de serviços” – documentos, e-mail, vídeo e voz on-line (mobilidade plena)!

Já sei, estou inspirado para palestras teóricas e sem nada que fazer. Talvez, mas estou principalmente preocupado com a racionalidade dos investimentos com os quais seremos, muito em breve, confrontados.

A imagem, em anexo, é só uma pequena parte do maravilhoso mundo novo MSFT.

João Dias de Carvalho

Contador 5000

O contador acusou o visitante 5000.

As minhas primeiras palavras são dirigidas a todos vocês e têm como objectivo vos agradecer por terem passado por cá!

As segundas, e últimas, servem para vos solicitar sugestões, opiniões ou mesmo artigos que queiram editar.

Estas, que serão mesmo a finais, são para manifestar o nosso empenho em continuar a tentar editar informações úteis e de largo espectro, ou seja, pistas sobre as Tecnologias de Informação e Comunicações.

Até já…

João Dias de Carvalho

Notas Soltas - "Presidente da Microsoft vê queda na pirataria com Windows Vista"

“NOVA YORK (Reuters) - A Microsoft espera que a pirataria de software, que custa bilhões de dólares ao ano à empresa, se reduza com a introdução do novo sistema operacional Windows Vista e do pacote Office 2007, disse o presidente-executivo da companhia, Steve Ballmer.

A Microsoft lançou o Windows Vista para empresas na quinta-feira, na primeira grande actualização em cinco anos de seu sistema operacional, que está presente em mais de 90 por cento dos computadores pessoais do mundo.

Em entrevista, Ballmer afirmou que mais de 20 por cento do software Microsoft instalado no mundo é pirata, e que a empresa planeja reduzir essa proporção por meio de um novo programa de autenticação que fará parte do Windows Vista e do Office 2007.

No trimestre passado, a divisão da Microsoft cuja principal actividade é a distribuição do Windows para computadores respondeu por 3,3 bilhões dos 10,8 bilhões de dólares em facturamento que a empresa registrou.”

Fonte: © Reuters 2006. All Rights Reserved. (ler artigo completo)

Notas Soltas - "Virtualização é foco da nova linha de gestão de infra-estrutura da Microsoft"

“Na esteira do lançamento do Windows Vista, a Microsoft anuncia novidades também para a linha de gerenciamento de infra-estrutura de TI, com foco em virtualização e controle de ativos. Além de aquisições nessas áreas, a empresa lança uma nova marca, a System Center.

O nome substituirá em 2007 as ferramentas de gerenciamento de infra-estrutura anteriormente conhecidas como SMS (Microsoft Systems Management Server) e MOM (Microsoft Operations Manager), que passarão a funcionar de maneira integrada.

"O novo nome é a parte mais simples do programa de reposicionamento de mercado das soluções de gestão de infra-estrutura. Fizemos também uma reformulação das funcionalidades, em conjunto com o time de desenvolvimento do Vista e no framework Itil", afirmou Larry Orecklin, gerente para a divisão System Center da Microsoft, em entrevista exclusiva à Info CORPORATE.

A versão beta do System Center Configuration Management (antigo SMS) tem lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2007, e a do System Center Operations Manager (ex-MOM) está prometida para o segundo semestre do próximo ano.”

Fonte: Info Corporate (ler artigo completo)

Notas Soltas - "Mozilla contribuirá com distribuições Linux"

"A Mozilla Foundation concordou em mudar seu processo de desenvolvimento de forma a cobrir as necessidades das distribuições.

Todas as interessadas trabalharão em conjunto com a fundação criando pacotes e tomando decisões colectivas.

O objectivo é dar suporte (como correcções de segurança) apenas a pacotes de “releases” estáveis e disponibilizar links para download de pacotes específicos para distribuições Linux.

Também serão disponibilizados pacotes “nightly”, para desenvolvedores.

A primeira mudança está centrada na formação de um grupo para cuidar do desenvolvimento específico para Linux composto de voluntários representando a necessidade de cada distribuição Linux."

Fonte: Linux.com

06 dezembro 2006

Notas Soltas - "Windows Vista pirata pode instalar vírus no computador"

"O Windows Vista pirateado está sendo utilizado como porta de entrada de malwares em computadores de usuários descuidados. Segundo um fórum de informática, vários antivírus detectaram a presença do trojan nas cópias piratas do software da Microsoft.

O arquivo malicioso, chamado de Trojan-PSW.Win32.LdPinch.aze, é instalado na máquina quando o usuário tenta instalar o crack (arquivo que supostamente quebra a protecção de programas originais para que o pirata possa ser instalado) do Windows Vista.

De acordo com o site Terra, essa possibilidade já havia sido alertada por um executivo da Microsoft Austrália. Ele ainda sugeriu que somente o original garante que o computador não será invadido por vírus.

O Windows Vista, assim como o Office 2007, está disponível desde 30 de Novembro apenas para uso comercial. O sistema operacional deve chegar às lojas para usuários domésticos em Janeiro de 2007."

Fonte: Redacção do clicabrasilia.com.br

Notas Soltas - "Documentos do MS Office 2007 para Windows são incompatíveis com o Mac"

"A versão 2007 para Windows da suíte de aplicativos para escritório Microsoft Office salva documentos em formato incompatível com a versão para Mac OS X do próprio Microsoft Office.

Segundo o Macworld UK, por padrão o Office 2007 salva documentos em formato que a empresa chama de "Microsoft Office Open XML" e se aplica ao Word (.docx), Excel (.xlsx) e PowerPoint (.pptx). Todavia, a Unidade de Negócios Mac (MBU) da Microsoft ainda não disponibilizou software similar para a correspondente versão do Office.

"Ela prometeu fazê-lo, mas ainda não se comprometeu com nenhuma data", diz o Macworld."

Fonte: MacPress (ler artigo completo)

Notas Soltas - "Microsoft nega falhas de segurança no Windows Vista"

"No final da semana passada, poucas horas após o lançamento do Windows Vista, a empresa de segurança Sophos lançava o alerta para diversas variantes de malware em circulação na Internet que poderiam afectar o novo sistema operativo da Microsoft.

Os três vírus detectados – Stratio-Zip, Netsky-D e MyDoom-O – expandem-se através de correio electrónico e afectam os utilizadores do Vista que acedam a estas aplicações através de plataformas web-based. Enquanto o Windows Mail Client – o substituto do Outlook no Vista - bloqueia os worms, as aplicações externas ao sistema permitem que os códigos maliciosos consigam escapar aos mecanismos de protecção, infectando o computador.

Estes worms perfazem 39,7 por cento de todo o malware em circulação na Internet, afirma a empresa de segurança, referindo que tanto as variantes do MyBoom como as do Netsky foram detectadas pela primeira vez em 2004."

Fonte: Casa dos Bits (ler artigo completo)

04 dezembro 2006

Notas Soltas - "Falhas da Microsoft e da Symantec são exploradas por redes bot"

"Vários especialistas alertaram para a circulação de um programa bot na Internet que explora cinco vulnerabilidades da Microsoft e uma falha no software antivírus da Symantec, detectada há seis meses. Os clientes que já aplicaram o patch de correcção do programa antivírus, disponibilizado em Maio, não são afectados, afirma a empresa de segurança.

O programa, identificado como W32.Spybot.ACYR pela Symantec e Sdbot.worm!811a7027 pela McAfee, já comprometeu uma série de sistemas informáticos em várias universidades, trinta dos quais na Universidade do Arkansas e outros 150 na Universidade de New South Wales na Austrália.

Fonte: Casa dos Bits (ler artigo completo)"

Notas Soltas - "Microsoft lança ferramenta que detecta hotspots Wi-Fi pelo mundo"

“Uma ferramenta que detecta hotspots Wi-Fi é a nova aposta da Microsoft, que acaba de liberar a versão para testes do serviço.

O Windows Live: Wi-Fi Hotspot Locator exibe os endereços de mais de 100 mil pontos (entre gratuitos ou pagos) de navegação pela Web sem fio em 100 países, incluindo o Brasil.

Com a ajuda do Virtual Earth, a ferramenta ainda exibe um mapa com o endereço do hotspost em qualquer lugar do mundo.

O Windows Live: Wi-Fi Hotspot Locator pode ser encontrado no endereço http://hotspot.live.com/web/SearchView.aspx.”

Fonte: iparaiba.com.br

Notas Soltas - "Ekaaty Linux 2 teste 1"

“No último dia 27 de Novembro foi lançada a versão 2 Teste 1 do Ekaaty Linux, um sistema operacional livre, seguro e amigável baseado no Linux.

O Projeto Ekaaty enfoca o uso em desktops, provendo uma versão mais leve do sistema, que consome menos espaço em disco e menos recursos da máquina.

Testes realizados pela equipe do Semiofon e apresentados no FISL 7.0, evento no qual o Ekaaty Linux foi lançado, demonstraram as vantagens em termos de velocidade desse sistema.

As novidades nessa ‘release’ em relação à versão testada são a nova versão do Anaconda Installer e a grande compatibilidade com pacotes do Fedora Core 6, no qual o Ekaaty é baseado.”

Fonte: Under-Linux.Org (ler artigo completo)