Tecnologias de Informação e Comunicações

11 dezembro 2006

Opinião - "O novo mundo da Microsoft"

Dada a pressão permanente que tem sido feita sobre as nossas empresas (liderada pela MSFT, via ASSOFT), a crescente maturidade de algumas soluções Open Source e o impacto provocado pela implementação do Vista (e não só), julgo que é hora de ponderamos estratégias “de ovos BEM distribuídos”.

A opção do MJ, não migrar para o Vista, não soluciona, do meu ponto de vista, nenhum problema pois, a curto/médio prazo serão confrontados com a entrada de Hardware com o Vista pré-instalado. Reverter para XP! Até quando e com que licenciamento? Até quando? Paliativos!

E os utilizadores? Este Natal irá espalhar pelas suas casas milhares de pré-licenças Vista! Os PCs do escritório vão, rapidamente, parecer velhas “máquinas de escrever” e justificar mais umas improdutividades.

Claro, não fossem eles bons gestores, a MSFT promete novas funcionalidades apenas (algumas produtivas) para os novos produtos (em particular, Office 2007 + Exchange 2007 + Protecção Anti-quase-tudo + Portal/Gestão Documental).

Aproveitando esta paragem profissional, tenho estado atento à “explosão” de novos produtos MSFT que irá ocorrer em 2007/2008. Desde o SQL2005, Exchange2007, novo Windows Server (Lognãoseidequê), SMS, MOM, … camadas de evoluções e novos produtos (Antivírus MSFT, Anti-Spam MSFT, VOIP MSFT, etc. …) estão aí, na calha.

Julgo que o primeiro semestre de 2007 será um tempo de decisões estratégicas.

Vamos na Onda, saímos fora da Onda ou desenhamos uma semi-Onda adaptada ao nosso negócio?

Meus amigos, todos nos recordamos do salto NT/2000, 95-98-ME/2000 e XP, por isso segurem os vossos pescoços pois, desta vez, a factura promete vir completa!

Para esta, recordo-me sempre do pensamento descrito em muitos livros que leio sobre gestão de SI e da minha experiência:

- “Não conseguimos determinar num número puro o valor acrescentado dos “nossos” sistemas na rentabilidade das instituições onde os implementamos.”

Sugestão:

- Antes de apresentarem os novos custos à Administração, desliguem as redes durante umas horas. Afinal somos os “filhos” da lógica, do 0/1, On/Off!

Não sou o único a ponderar estas medidas radicais pois vamos estar nitidamente, desta vez, em contra ciclo económico.

Preparem os vossos melhores argumentos e calculem minuciosamente quanto nos vai sobrar, nos anos seguintes, após pagamos todos os custos de manutenção anual associados aos novos sistemas! Podemos não ter dinheiro suficiente…

De uma coisa estou convicto, independentemente das nossas opções, teremos pela frente muita necessidade de informação, analise e formação (os produtos MSFT estão a mudar radicalmente ou optamos pela gestão Next, Next, …) e que preparar os utilizadores para a “nova integração de serviços” – documentos, e-mail, vídeo e voz on-line (mobilidade plena)!

Já sei, estou inspirado para palestras teóricas e sem nada que fazer. Talvez, mas estou principalmente preocupado com a racionalidade dos investimentos com os quais seremos, muito em breve, confrontados.

A imagem, em anexo, é só uma pequena parte do maravilhoso mundo novo MSFT.

João Dias de Carvalho