Tecnologias de Informação e Comunicações

20 agosto 2007

Notas Soltas - Symantec avalia vulnerabilidades da Microsoft

A Microsoft divulgou recentemente informações em nove novos boletins de segurança, seis dos quais são críticos. O resumo a seguir apresenta a avaliação da Symantec relativa a três dos problemas mais graves.

Atualização cumulativa de segurança do Internet Explorer

A área de Resposta de Segurança da Symantec avalia a Atualização Cumulativa de Segurança do Internet Explorer como a mais crítica, já que duas das vulnerabilidades afetam o Internet Explorer 6 e 7 sob Windows 2000, XP, Server 2003 e Vista. Um ataque bem-sucedido poderia permitir a um atacante instalar código nocivo de sua escolha no ambiente do usuário então ativo. Consumidores e usuários corporativos são suscetíveis a ataques se visitarem uma página Web nociva.

Esse boletim de segurança também oferece correções para três vulnerabilidades Active X de terceiros, da Lenovo, Motive Incorporated e Akamai Technologies Download Manager.

Vulnerabilidade em Windows GDI Graphics

A vulnerabilidade no mecanismo de renderização de gráficos Microsoft Windows GDI é uma vulnerabilidade na plataforma-cliente, que pode ser acionada por um Meta-arquivo Windows (WMF). Pode ocorrer um ataque bem-sucedido quando um usuário visitar uma página web nociva, ou via um e-mail HTML, permitindo que o atacante instale código nocivo. Um ataque bem projetado poderia ser executado sem o usuário notar.

Essa vulnerabilidade afeta o Microsoft Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003.

Vulnerabilidade nos Serviços Básicos XML da Microsoft

A vulnerabilidade no lado cliente que afeta os Serviços Básicos XML da Microsoft é crítica, pois atinge um leque amplo de plataformas, incluindo Windows 2000, XP, Server 2003, Windows Vista, Microsoft Office 2003, Office 2007, Office SharePoint Server e Office Groove Server 2007. Essa vulnerabilidade poderia ser explorada com sucesso quando um usuário visita um website nocivo, que permite então a um atacante tirar partido dela para executar um código qualquer no ambiente do usuário então ativo. Um ataque bem projetado poderia ser executado sem o usuário notar.

ler em (SEGS.com.br)

Etiquetas: , ,

Notas Soltas - Microsoft diz que Windows é mais seguro que Linux e Mac

Dando continuidade à eterna disputa entre Microsoft, Apple e fabricantes de sistemas operacionais de código aberto, a gigante do software divulgou um relatório no qual afirma ter corrigido muito menos vulnerabilidades no Windows do que a concorrência em 2007.
O documento, produzido por Jeff Jones, diretor de estratégia da Unidade de Tecnologia de Segurança da Microsoft diz que as versões XP, Vista e Server do Windows exigiram entre 20 e 45 correções cada.
De facto, uma rápida contagem nos últimos boletins de segurança da Microsoft indica que a companhia teria corrigido 43 falhas no Windows XP este ano. Em contrapartida, o último boletim de segurança da Apple trouxe 45 patches para o Mac OS X.
O Red Hat Linux 4 Workstation e Ubuntu Linux lideraram o ranking de sistemas com mais falhas, com 170 e 150 vulnerabilidades, respectivamente. O Enterprise Linux Desktop 5, também da Red Hat, recebeu 130 correções este ano, de acordo com o relatório da Microsoft.
O estudo considera apenas as vulnerabilidades corrigidas pelo fabricante. Além disso, não menciona falhas de segurança que foram exploradas de alguma maneira, uma área em que a Microsoft continua sendo muito mais suscetível do que os concorrentes.

Etiquetas: , , ,

18 agosto 2007

Notas Soltas - HD Photo posiciona-se como sucessor do JPEG

O HD Photo, até há pouco tempo conhecido vulgarmente como Windows Media Photo, é uma solução tecnológica propriedade da Microsoft (preparada para incorporar o Window Vista) que permite tratar e comprimir ficheiros de imagem.

Segundo avança a imprensa especializada, é bem possível que dentro de pouco tempo (mais ou menos um ano) o HD Photo venha a assumir a designação JPEG XR (Extended Range) e surgir como um formato alternativo nos computadores, máquinas fotográficas digitais.

É que, segundo as mesmas fontes, o HD Photo apresenta-se com uma qualidade de imagem bem superior ao do formato JPEG2000 e, enquanto ferramenta, apresenta recursos com maior funcionalidade.

Etiquetas: , ,

Notas Soltas - Estados Unidos dizem não ao formato de documentos proposto pela Microsoft

A comissão técnica encarregue de analisar e decidir o sentido de voto norte-americano no processo de normalização do OpenXML, a norma para documentos do Office proposta pela Microsoft, votou contra a proposta.

A decisão será enviada ao organismo internacional de normalização (a ISO) que no final do verão analisará os pareceres de cada um dos 104 países onde são aplicadas as suas normas e tomará uma decisão final.

O processo de normalização do OpenXML que está na base do Office já usado no Windows Vista tem sido controverso e gerado uma onda de polémica liderada pela comunidade open source.
ler em (Tek Sapo)

Etiquetas: , , ,

Notas Soltas - ‘Maioria não está pronta para Linux’

Ele tem toda a pinta de milionário excêntrico. Já desembolsou US$ 20 milhões para ser um dos primeiros turistas espaciais e passou uma temporada na Antártida a fim de colocar a leitura em dia. Mas a maior aventura do sul-africano Mark Shuttleworth não tem nada a ver com viagens exóticas. Boa parte de seus milhões vai para um projecto chamado Ubuntu, um sistema operacional aberto usado em cerca de 6 milhões de PCs no mundo.

Criado em 2004, o Ubuntu foi desenvolvido a partir do sistema operacional livre Linux. O objectivo era oferecer ao público leigo uma alternativa gratuita ao Windows, da Microsoft, e ao MacOS, da Macintosh. Sua popularidade está em alta. Revistas especializadas dos EUA, como a Information Week, já deram páginas e páginas sobre ele. No Brasil, é figurinha fácil no Link e em outras publicações.
ler em (Link)

Etiquetas:

Notas Soltas - Linspire disponibiliza versão 2.0 do Freespire

A Linspire revelou uma nova versão do Freespire, o sistema operativo apoiado no Ubuntu Linux que distribui.
Segundo a empresa, a versão 2.0 do software inclui algumas características técnicas licenciadas pela Linspire, neste caso drivers, codecs e aplicações que garantem uma experiência de utilização melhorada aos clientes do sistema operativo.
Entre as ferramentas inseridas no Freespire 2.0 destaca-se o apoio às funções de multimédia suportado pelo Windows Media, Real Networks, MP3, Java, Flash, ATI, nVidia, WiFi, e outras e a integração dos programas Lsongs, Lphoto e o editor HTML Nvu. Para além destas ferramentas, o sistema operativo possui tradutores Open XML e inclui ainda um plugin para o serviço CNR, que será lançado brevemente, o que permite o acesso gratuito a milhares de aplicações open-source, assim como a software de reprodução de DVDs, ao StarOffice, ao Parallels Workstation, ao Win4Lin, ao Crossover Office, entre muitos outros.
O software é concebido especificamente para desktop e notebooks e já está disponível na página do Freespire, sendo o seu download gratuito.
ler (Tek Sapo)

Etiquetas: , ,

Ultra Curtas...

Hotmail vai oferecer 5 GB para armazenar informação
Nas próximas semanas a Microsoft vai aumentar para 5GB o espaço disponível no seu serviço de email gratuito. A alteração vem mais do que duplicar a capacidade actualmente oferecida, limitada aos 2GB.
ler (Tek Sapo)
Problema técnico no Skype impede utilizadores de efectuarem chamadas
O popular serviço de VoIP - Skype - tem vindo a enfrentar alguns problemas de acesso devido a uma falha técnica. Os utilizadores do serviço têm sentido dificuldades não só no processo de log in como na execução de chamadas a partir da aplicação. Ao que tudo indica, o problema técnico não está relacionado com a rede peer-to-peer utilizada, como inicialmente se previa, mas sim com o software do Skype. Contudo, a falha já está a ser resolvida embora, temporariamente, os utilizadores estejam impedidos de fazer o download da aplicação.
ler (Tek Sapo)
Lenovo descarta utilização do Windows Vista durante as olimpíadas de 2008
A Lenovo anunciou que vai prescindir do Windows Vista para os Jogos Olímpicos de 2008, a realizar em Pequim.
O fabricante chinês, que é o patrocinador do material informático a utilizar no certame, decidiu optar pelo versão XP do sistema operativo Windows como software principal a utilizar nas máquinas que irão operar durante as olimpíadas. Paralelamente, a Lenovo refere que o Windows Vista também não está suficientemente preparado para gerir um evento com as características dos Jogos Olímpicos.
ler (Tek Sapo)

Etiquetas: , ,