Configuração do registo do Log de uma SonicWall TZ 170 num servidor linux Ubuntu
Pequeno apontamento sobre como configurar o registo do log de uma firewall SonicWall TZ170 num servidor linux - Ubuntu 6.06
O serviço Syslog é o serviço standard nas instalações linux e Unix para registar e encaminhar os registos de eventos dos serviços e aplicações que correm num computador. Para além de fazer o registo local pode reencaminhar os eventos para outros servidores Syslog e também receber eventos de outros servidores.
O Syslog não é isento de problemas e já esteve relacionado com falhas de segurança, esta solução foi implementada em LANs com ambientes razoavelmente controlados. Convém sempre ler a documentação para percebermos bem o que estamos a fazer e as implicações que pode ter.
Nesta configuração iremos encaminhar os eventos de uma firewall SonicWall TZ170 para um servidor linux Ubuntu.
Passos no server Ubuntu
A configuração original do Ubuntu inicia o server Syslog apenas apto a registar eventos no próprio sistema, ou seja, não abre uma porta TCP para que possa receber eventos enviados por outros sistemas.
Temos que editar o ficheiro de arranque do servidor Syslog e alterar os parâmetros.
Ficheiro: /etc/init.d/sysklogd
É colocado um "#
" no inicio da linha que define a variável SYSLOGD
para a tornar sem efeito e define-se um novo parâmetro:
SYSLOGD="-r"
De seguida temos que configurar o serviço Syslog de modo a que os eventos recebidos da SonicWall sejam registrados num ficheiro próprio.
Como a SonicWall não envia informação de sinalização do serviço Syslog os eventos são catalogados sobre a "facility" local0.
Assim, basta-nos adicionar o seguinte ao ficheiro de configuração do Syslog, /etc/syslog.conf
local0.* -/var/log/sonicwall
Os eventos da SonicWall serão armazenados no ficheiro /var/log/sonicwall
.
O traço ("-
") antes do nome do ficheiro indica ao Syslog que não é necessário forçar imediatamente a escrita para disco das alterações feitas. Isto irá tornar o trabalho menos penoso para o servidor em que estiver instalado.
O Syslog pode ser reiniciado utilizando o comando:
/etc/init.d/sysklogd restart
Passos a dar na SonicWall
Na SonicWall, a partir página de configuração Log > Automation basta adicionar o servidor que irá receber e registrar o log à lista de servidores Syslog, podem-se adicionar até 4 servidores.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home