Instalação do Windows XP
Começo esta série de artigos pela medida de último recurso, a reinstalação completa do sistema. Pareceu-me apropriado porque nalguns casos será mesmo apontada esta a opção como sendo a mais correcta e por isso convinha que o texto cá estivesse.
Este texto é apenas um breve esboço daquilo que deveria ser, espero com o tempo vir a torna-lo cada vez mais completo e provavelmente subdividido em dois ou três artigos com instalações de tipo diferente.
Em condições normais o processo de instalação está altamente dependente do conjunto de software que foi fornecido na aquisição do computador, é cada vez mais comum, mesmo nas chamadas marcas brancas, o fornecimento de um CD de arranque que restaura automaticamente o disco do PC à sua condição original. Assim tudo o que posso fazer é dar um conjunto de recomendações para alguns itens para os quais devem estar atentos.
Antes de iniciar a instalação
- Verificar a disponibilidade de todo o software necessário para a completa reinstalação do computador, ter especial atenção aos drivers do diverso hardware, nomeadamente placas gráficas e de rede.
- Caso tenham o computador ligado directamente à Internet sem o recurso a uma firewall, obter o Servive Pack 2 para o Windows XP, neste link pode-se fazer o download da versão completa a partir do site da Microsoft (é um ficheiro com 259 Mb).
- Escolher o software de antivírus e se possível obter o ficheiro com as definições de vírus mais recentes para este.
- Verificar cuidadosamente se existe uma cópia de segurança de todos os dados existentes no computador, incluindo ficheiros nas pastas pessoais, arquivo de e-mails e lista de Favoritos.
Durante o processo de instalação
- Usar NTFS em todas as partições.
No inicio do processo de instalação é inquirido qual o tipo de filesystem que se pretende usar, NTFS ou FAT , recomendo vivamente que seja escolhida a opção NTFS. Infelizmente alguns processos automatizados de reconfiguração, nomeadamente da HP, omitem esta fase da instalação, nestes casos é recomendável que após a instalação se verifique que tipo de filesystem foi criado e se necessário converte-lo [saiba como aqui]. - Usar palavras-chave seguras na conta de administrador e nas restantes contas que forem criadas.
Após a instalação
Após completo o processo de instalação não ligar o computador à Internet sem antes completar os seguintes passos:- Instalar o Service Pack 2 do Windows XP.
- Verificar se a firewall do Windows está activa, talvez ponderar a instalação de uma mais completa [leitura recomendada: Firewall Windows].
- Instalar o software de antivírus e, se disponível, ficheiro de definições de vírus.
Após a ligação do computador à Internet
- Visitar de imediato ao site de actualizações do Windows http://update.microsoft.com e instalar, pelo menos, todas as actualizações relacionadas com segurança.
- Desfragmentar o disco duro.
- Instalar o restante software e drivers verificando caso a caso no site do fabricante se estão disponíveis actualizações.
- Voltar a desfragmentar o disco duro.
2 Comments:
Sobre o processo de instalação do Service Pack 2 do Windows XP (SP2)
A própria Microsoft não recomenda que seja feito o download da versão completa do SP2 quando apenas se pretende actualizar um computador, encaminhando os utilizadores para o website do Windows Update onde o serviço de updade pode verificar a configuração do computador e criar um download menor dimensão apropriado à configuração existente.
Embora pareça lógico este processo tem uma falha bastante grave que pode deitar tudo a perder, no espaço de tempo gasto entre a interacção com o site do Windows Update, que é sempre bastante lenta, até ao final do download do SP2 ficamos completamente expostos a ataques vindos da Internet. Segundo estudos da Symantec um computador com o Windows XP, sem quaisquer actualizações e ligado directamente à Internet fica "comprometido", ou seja de alguma forma infectado, em uma hora e doze segundos. Estamos a falar de valores médios eu já vi isto acontecer em bem menos tempo!
A não ser que se esteja por detrás de uma firewal e se tenha plena confiança na nossa rede local a forma mais segura é mesmo a instalação do SP2 antes de ligar o computador à Internet.
By Joao Figueiredo, at 9:40 da manhã
A Microsoft também disponibiliza o Windows Defender, uma ferramente de detecção se "spyware" gratuita que convém instalar pelo menos enquanto se seleciona o "software" mais adequado.
Pessoalmente só faço "updates" "online" de PC's sem SP2 se tiver um router com "firewall". Ao preço a que estão, é um investimento a considerar.
Um abraço
By Nuno Cabeçadas, at 3:39 da manhã
Enviar um comentário
<< Home