Como verificar o tipo de filesystem e o converter para NTFS
O conteúdo deste artigo aplica-se ao Windows XP, versão Home e Professional, e ao Windows 2000.
Por favor ver artigo sobre Versões do Windows.
Aquilo que designamos por “filesystem” é o método que o Sistema Operativo utiliza para guardar os dados no disco. Nos Sistemas Operativos da Microsoft são usados basicamente dois métodos, FAT e NTFS.
Embora o NTFS ofereça claras vantagens sobre o FAT, é mais rápido, mais resistente a falhas e, o que nos interessa aqui particularmente, implementa um sistema de segurança baseado em permissões que permite o controlo do acesso aos ficheiros, muitos PCs continuam a vir pré-configurados com o filesystem em FAT.
Convêm em sistemas novos ou que tenham sido submetidos ao processo de reconfiguração automática comum em PCs “de marca” verificar o tipo de filesystem que foi criado nos discos e se necessário corrigir.
Verificar filesystem existente
Abrir o “O meu computador”. Normalmente nos computadores com Windows XP basta carregar no botão "Iniciar" na Barra de Tarefas e esta opção aparece no lado direito do painel, caso se tenha optado pela versão "Classica" do Menu Iniciar o icon para aceder ao "O meu computador" deverá estar no Ambiente de Trabalho.
O Windows abre então uma janela onde se podem ver dos vários discos rígidos e unidades de armazenamento instalados no computador. Carregando com o botão do lado direito sobre o icon do disco rígido que queremos examinar seleccionamos no menu de contexto a opção "Propriedades"É então aberta uma janela que nos mostra um resumo do estado do nosso disco nela, para além da informação sobre a ocupação do disco, podemos ver o "Sistema de Ficheiros" utilizado. No caso do exemplo abaixo é NTFS, caso fosse FAT seria recomendável a sua conversão para NTFS.Converter o filesystem
A conversão do filesystem é feita a partir da Linha de Comandos, para obter a Linha de Comandos carregamos no botão "Iniciar" da Barra de Tarefas e no menu que aparece seleccionamos a opção "Executar...", seleccionando esta opção é-nos apresentada uma caixa onde podemos indicar um comando a ser executado, ai inserimos o comando "cmd" e pressionamos o botão “OK”.Na Linha de Comandos executamos o seguinte comando:
convert X: /fs:ntfs
Onde X é a letra do disco que queremos converter.É provavel que o programa informe que não é possivel executar a tarefa de imediato por o disco que se quer converter estar a ser usado, neste caso é sugerido que a conversão seja efectuada no proximo arranque do conputador, aceitar esta sugestão e reiniciar o computador.
A conversão será efectuada durante processo de arranque do computador, pode ser um processo moroso, especialmente se o disco estiver com uma elevada taxa de ocupação.
Referencias:
Microsoft: How to Convert FAT Disks to NTFS
Microsoft: How to convert a FAT16 volume or a FAT32 volume to an NTFS file system in Windows XP
2 Comments:
Boas...
O NTFS é mt bonito, mt bom ms é preciso ter cuidado... segurança a mais tb trás problemas... falo por experiência prória. Tinha uma partição no computador formatada em NTFS para onde movi a pasta os meus documentos. tomei esta decisão visto que instalo muito software no pc e de vez em quando preciso de formatar a partição do windows para melhorar o desempenho pois mesmo desinstalando os programas quando já não preciso e limpar o registry manualmente fica muito "lixo" no pc e começa a arrastar-se. Mas dizia eu que movi a pasta os meus documentos para a outra partição e o quê que me aconteceu a primeira vez? reinstalei o windows e quando tentei aceder aos meus documentos dizia-me que não tinha permissões para tal... resultado: tive que arrancar o pc em modo de segurança e entrar com a conta de administrador para os poder recuperar...
continuem com o bom trabalho!
By Anónimo, at 11:47 da tarde
Ao: Ecrã Azul
Tenho que começar por o felicitar por no dia a dia usar o seu computador sem permissões de administração. Em termos de segurança essa é uma das medidas mais importantes que se pode tomar.
Quanto à utilização do NTFS, efectivamente as suas características de segurança impedem que um utilizador não autorizado ganhe acesso aos dados. Quando se efectua uma nova instalação do Windows e se criam os utilizadores estes são distintos dos que já tenham existido nesse computador, mesmo sendo criados com o mesmo nome de utilizador.
Nestes casos a solução é mesmo ‘entrar’ como Administrador e alterar as permissões dos ficheiros.
Convêm também incluir sempre os backups nos nossos planos de contingência, já não me lembro da quantidade de discos que me falharam.
By Joao Figueiredo, at 9:57 da manhã
Enviar um comentário
<< Home