Tecnologias de Informação e Comunicações

28 março 2006

Sobre os Sistemas Operativos

Se acompanham este blog devem ter reparado que os concelhos práticos que são dados se aplicam ao Windows XP, tal deve-se a uma abordagem prática sobre o objectivo deste blog e o seu público alvo. Pretendemos acima de tudo ajudar o utilizador “caseiro” a usufruir do seu computador de sua forma segura, para isso temos que conseguir que o seu computador continue seu e não que se transforme num agente infiltrado a mando de terceiros dentro da sua própria casa.

O facto é que para o comum dos utilizadores a utilização de alternativas fora da oferta da Microsoft (MS) ainda não é viável e dentro da oferta da MS a única que nos dá algumas garantias de segurança é o Windows XP. Todas as outras versões caseiras do Windows 95, 98 e Me estão em fim de vida, o Windows 95 já foi descontinuado, o 98 e Me deixarão de ser suportados pela MS a partir do próximo dia 11 de Julho. De qualquer forma, e mesmo com todas as actualizações instaladas, estes sistemas operativos são inerentemente inseguros pois não utilizam um filesystem que permita restringir o acesso a ficheiros nem permitem a criação de utilizadores com níveis diferenciados de permissões.

Ou seja, a utilização de versões "caseiras" do Windows anteriores ao XP é, em termos de segurança, indefensável.

A nível de empresas existe ainda o Windows 2000 que ainda é suportado em questões de segurança pela MS, se utiliza esta versão do Windows está garantido por mais uns quatro anos.

1 Comments:

  • Olá João

    Obrigado pela tua visita, já vi que te vou visitar muito, lol

    Embora use um Mac, é sempre bom saber estas coisas que tu ensinas no teu blogue.

    Voltarei com mais tempo, é que acabo de ser tia e isto está muito acelerado.

    beijinho

    By Blogger Unknown, at 11:55 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home