Tecnologias de Informação e Comunicações

24 março 2006

Como desactivar o “Active Scripting” no Internet Explorer 6

O Active Scripting é uma tecnologia usada no Windows para implementar o suporte modular de linguagens de scripting. De base o Windows tem os "motores" de JScript (o javascript) e o VBScript, podem ser adicionados mais "motores" para outras linguagens como Perl ou Haskell.

A desactivação do Active Scripting no Internet Explorer implica tornar inoperacionais muitas das características mais interessantes dos websites modernos, como o GMail ou o Flickr, tornando-os nalguns casos totalmente inoperacionais. Podemos também definir que o Internet Explorer nos perguntará se deve ou não executar um script cada vez que encontrar um mas esta opção torna-se impraticável pois somos constantemente interrompidos pelos pedidos de confirmação.

Passos necessários para a desactivação

  1. No menu do Internet Explorer seleccionar "Ferramentas" e depois "Opções da Internet"
  2. Na janela que abre seleccionar em cima a tab “Segurança” para aceder às opções de segurança.
  3. Na zona de conteúdo seleccionar a opção Internet e depois carregar no botão “Personalizar nível...” que aparece na parte inferior do painel.
    Opções de segurança do Internet Explorer
  4. Será então aberta uma nova janela com as várias opções que se podem modificar para controlar o nível se segurança do Internet Explorer, nesta lista procurar a opção “Processamento de scripts activo” (ou “Active Scripting” no caso de terem o IE em Inglês).
    Definições de segurança do Internet Explorer
  5. Alterar a definição para “Desactivada” ou “Pedir”.
Referencias: