Tecnologias de Informação e Comunicações

30 novembro 2006

Notas Soltas - "Entrevista: CEO da Novell fala sobre acordo com Microsoft"

“O acordo de colaboração tecnológica entre Microsoft e Novell, anunciado no começo deste mês, gerou uma polêmica entre o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, e o CEO da Novell, Ron Hovsepian.

Ballmer chegou a declarar o que o Linux infringia a propriedade intelectual da Microsoft. Leia a visão do CEO da Novell, Ron Hovsepein, sobre o acordo e a polêmica com o executivo da Microsoft.

Como o acordo foi feito? Quem se aproximou de quem e quando?

Em maio, liguei para Kevin Turner, COO da Microsoft. Eu o conhecia da época em que era CIO do Wal-Mart. Disse: “Kevin, gostaria de conversar sobre as necessidades dos clientes”. Eu o questionei se ele voltasse a sua antiga posição e quisesse falar sobre virtualização em Linux, o que ele diria para nós. Ele respondeu que gostaria dos dois mundos juntos.

Como você caracterizaria a reação da Microsoft?

Kevin me disse que eu estava certo, mas que havia uma relação de amor e ódio entre as duas empresas ao longo do tempo. Então, ele ligou para o CEO da Microsoft, Steve Ballmer. Uma semana depois, estávamos em Chicago tendo uma discussão sobre virtualização.

Qual foi a sua reação quando ouviu sobre Steve Ballmer dizer que o Linux infringia a propriedade intelectual da Microsoft?

Você precisa saber das coisas dentro do contexto. Óbvio, eu fiquei desapontado, porque o coração e a essência do acordo são sobre colaboração tecnológica e o que nós queremos fazer para os consumidores. Sei que eles estão compromissados com isso.”

Fonte: IDG (ler artigo completo)