Tecnologias de Informação e Comunicações

26 novembro 2006

Notas Soltas - "Microsoft instaura 129 novos processos judiciais contra phishers"

“A Microsoft está a trabalhar em conjunto com as autoridades judiciais na luta contra os cibercriminosos que se apoderam de dados de terceiros para obter lucros ou aceder a contas bancárias através da Internet. A empresa de Bill Gates decidiu dar início a mais 129 novos processos na Europa e no Médio Oriente por forma a punir os presumíveis responsáveis pelos danos causados aos titulares prejudicados.

A Reuters publica que da totalidade de processos iniciados, 97 são procedimentos criminais. Nestes casos as autoridades contaram com o apoio da Microsoft e de outras empresas para recolha de informações.

Um dos casos judiciais já levou à ordem de prisão - com uma pena que poderá ir até aos cinco anos de cadeia - de um "phisher" na Turquia e outros quatro casos já puniram autores de casos semelhantes, anunciou a empresa, oito meses após ter lançado a iniciativa "Global Phishing Enforcement".

Citada pela mesma fonte, Nancy Anderson, da Microsoft, afirma que nalguns casos as acções legais partem da própria empresa, embora por norma a companhia colabore com as autoridades.

O phishing tornou-se uma das ameaças online mais perigosas dos últimos anos. Estima-se que em 2006 os danos atinjam os 2,8 mil milhões de dólares, revela a Gartner.”

Fonte: Casa dos Bits