Tecnologias de Informação e Comunicações

26 novembro 2006

Notas Soltas - "Site falsificado de ONG argentina usado na lavagem de dinheiro"

“A PandaLabs apurou que um grupo de cibercriminosos falsificou o site de uma organização argentina de apoio a crianças desfavorecidas para efectuarem operações de lavagem de dinheiro.

Para levar a cabo os seus desfalques, os criminosos enviam mensagens de correio electrónico onde oferecem trabalho na referida instituição em troca de uma boa compensação monetária.

Os utilizadores que pretendem saber mais acerca da oferta de emprego acedem a um link anexado à mensagem electrónica e acabam por ser reencaminhados para a página falsa.

O objectivo desta operação é encontrar vítimas que sirvam de veículo para a transferência bancária de dinheiro furtado. Desta forma, é depositado dinheiro nas contas bancárias das vítimas - que ganham uma comissão - que, por sua vez, têm instruções para enviar a quantia para outro endereço especificado pelos criminosos. Com esta operação as pessoas são utilizadas como bodes expiatórios e acabam por ser responsabilizadas pela falcatrua, no caso de esta vir a ser descoberta, pelas autoridades.”

Fonte: Casa dos Bits (ler artigo completo)