Tecnologias de Informação e Comunicações

24 setembro 2006

Notas Soltas - Lançado o Linux XP Desktop 2006 – A Microsoft não faria melhor!

“Se eu acreditasse em teorias conspiratórias diria que essa distribuição foi financiada pela Microsoft para todo mundo poder falar mal do Linux.

Segundo o site Desktop Linux, esse abacaxi é derivado do Fedora, e usa uma versão customizada do Gnome. O site oficial tem um ar de Microsoft perfeito para enganar os incautos.

Eles se dão ao requinte de anunciar compatibilidade total com Windows, dizendo com todas as letras:

- Precisa do Internet Explorer ou outra aplicação do Windows? Apenas instale e execute sob o Linux XP Desktop.

O Linux XP joga fora todo o árduo trabalho de tornar o Linux uma plataforma mais amigável mas de personalidade própria, e o transforma em uma mera cópia do Windows XP, chegando ao requinte de copiar até os ícones. Copiaram outras coisas do Windows, também:

- Removeram a diversidade; ao invés de 3, 4 programas alternativos, como Instant Messengers, disponibilizam um só.

As actualizações de segurança, que aparecem quase todo dia no sites das distribuições responsáveis, no caso do Linux XP são, nas palavras do site oficial, "infrequentes", "uma a cada várias semanas", eles preferem pacotes cumulativos, ao invés das actualizações diárias. Bom, muito bom. Inventaram o Service Pack para Linux.

OpenOffice? Muito trabalho, se quiser que baixe, não vem no CD.

Se quiser, há um trial (sim, Virgínia, um trial de Linux. Isso soa errado para vocês também?) no site, e o CD custa US$48,48. Se você fizer só o download, o custo do serial fica em US$39,99.

Infelizmente o servidor oficial de download está relacionado como "sobrecarregado.

Lento, muito lento". Há alguns mirrors, mas o único site para download listado como "rápido" é o MadTux, que cobra pelo download.

GNU/GPL? Com certeza, mas você só tem UM servidor onde as fontes são (em teoria) disponibilizadas, está marcado como "sobrecarregado. Lento, muito lento" e nos últimos cinco minutos não deu sinal de vida. Muito conveniente.

Fuja desse abacaxi, ele não faz nenhum bem a nenhum dos envolvidos, e mesmo o mais empedernido utilizador de Windows ficaria melhor servido com um Linux decente.”

Fonte: Desktop Linux

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home