Tecnologias de Informação e Comunicações

18 julho 2007

Notas Soltas - Saiba como proteger seu computador dos vírus sem gastar dinheiro

Quem anualmente não foi vítima de infestações de vírus em seu computador? Inúmeras técnicas são utilizadas para espalhar essas pragas que roubam dados, danificam o sistema, lotam o HD ou fazem coisas irritantes como apagar arquivos e alterar drivers.

Um bom software de antivírus é uma ferramenta indispensável para qualquer computador. Pelo volume de spams e sites com conteúdo malicioso na web, uma máquina não pode estar desprotegida.

Segundo Denny Roger, analista de segurança de redes da Batori Software & Security e colunista do IDG Now!, a diferença básica entre os antivírus gratuitos e pagos é a frequência de actualização. “O antivírus pago actualiza-se quatro vezes, no mínimo, durante o mesmo dia. Os gratuitos sofrem geralmente uma actualização por dia”, compara.

Roger citou um caso onde foram avaliadas 47 máquinas de uma empresa com quatro softwares antivírus instalados. Todas as máquinas com antivírus gratuitos, segundo Roger, estavam infectadas por vírus criados recentemente. Contudo, uma máquina com antivírus pago estava infectada por uma praga, que só foi removida após a instalação de um software gratuito.

Os antivírus gratuitos mais conhecidos são o AVG e o avast!. Ambos oferecem protecção completa ao sistema, bem como actualizações ao banco de vírus, não deixando que sua máquina fique desactualizada.

O avast! 4 Home Edition pode ser baixado em português, o AVG Free somente em inglês.

Uma outra dica a custo zero são os programas que removem spywares. Uma excelente ferramenta de proteção é o Spybot Search & Destroy, com uma plataforma muito simples e eficiente. Há outras ferramentas gratuitas para remoção de malwares, fornecidas muitas vezes por empresas de antivírus pagos, um exemplo são os pacotes oferecidos pela Eset, fornecedora do antivírus NOD32.

Mesmo instalando as ferramentas de protecção, o usuário não deve relaxar. Segundo Roger, é preciso ficar atento aos boletins das empresas sobre actualizações de software e actualizar manualmente o banco de dados do antivírus com frequência. Realizar varreduras diárias é uma outra medida importante.

Etiquetas: , , , ,