Tecnologias de Informação e Comunicações

16 julho 2007

Notas Soltas - "Gestores europeus gastam dez anos de vida a gerir correio electrónico"

"Os gestores europeus de empresas gastam diariamente duas horas a gerir comunicações por correio electrónico (“e-mail”), o que equivale na realidade a dez anos da vida a abrir, ler, responder e apagar mensagens electrónicas, segundo um estudo hoje divulgado.

O estudo foi encomendado pela empresa Plantronics (que comercializa auriculares) e conduzido pela Henley Management College (uma escola de gestão britânica), tendo sido elaborado com a colaboração de 180 gestores. Um dos dado que revela é que 32 por cento das mensagens recebidas são consideradas irrelevantes e, como tal, uma perda de tempo útil.

Apesar de ser muito útil para partilhar informação de forma rápida, o “e-mail” torna-se ao mesmo tempo num travão para as tomadas de decisão, uma vez que apenas uma pequena parte das mensagens enviadas “transmitem com clareza a mensagem pretendida”, consideram os autores.

Socialmente, o correio electrónico está a tornar-se no promotor de uma menor comunicação frontal entre as pessoas, reduzindo assim as relações laborais mas também as sociais e afectivas, acrescentam.

O acesso ao “e-mail” em qualquer lugar, possível graças aos PDA, que um terço dos gestores possui, produz um impacto na vida pessoal dos trabalhadores, uma vez que a “tentação de ir verificar se chegou alguma coisa importante, de madrugada e fins-de-semana, é difícil de resistir, sendo também difícil de resistir ao desejo de responder”, revela este estudo.

Segundo Peter Thomson, director do Future Work Forum da Henley Management College “a pesquisa demonstra uma imagem muito real dos escritórios silenciosos, onde os próprios colegas trocam correio electrónico entre si em vez de falarem cara a cara."

Público - Jornal

Etiquetas: