Tecnologias de Informação e Comunicações

31 julho 2007

Notas Soltas - Detectada falha em software que processa pedidos ao DNS

Foi identificada uma falha de segurança num software usado por ISPs e grandes empresas para estabelecer ligação com o sistema de nomes de domínio (DNS) e providenciar acesso às páginas de Internet solicitadas pleo utilizador.

Já foi lançado um alerta aos prestadores de serviços de acesso à Internet para que actualizem o software - conhecido por BIND 9 - e evitem eventuais ataques pharming aos seus utilizadores.

A falha em questão afecta o mecanismo de processamento dos pedidos de acesso à Internet que transformam num número o enderço digitado pelo utilizador, para o qual há uma correspondência no servidor DNS que responde ao pedido.

O mau funcionamernto da cadeia de reconhecimento dos pedidos abre a possibilidade de um pedido de acesso a determinado site ser resolvido com uma resposta falsa que conduz o utilizador a um site malicioso.

A falha foi divulgada por um investigador de segurança, no mesmo dia em que o Internet Systems Consortium disponibilizou a sua correcção.
O organismo adiantou também que o BIND 9 - Berkeley Internet Name Domain 9 - é usado por 80 por cento dos servidores DNS.

Casa dos Bits

Etiquetas: , ,